Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Parque e Reservas - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 15/12/2015
Com a duplicação do Parque Estadual da Ilha Grande, 87% da ilha estão protegidos por lei.

A Ilha Grande, constitucionalmente, é considerada um patrimônio nacional e também é reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. Aqui se encontram o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), a Reserva Biológica da Praia do Sul, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDS) e a Área de Proteção Ambiental dos Tamoios (APA-TAMOIOS). Denúncias de irregularidades: (24) 3377-1514.
   
O Parque Estadual da Ilha Grande foi criado em 28 de Julho de 1971 e teve sua implantação regulamentada em 25 de Agosto de 1978. O parque foi criado para assegurar a preservação dos recursos naturais e o incentivo às atividades turísticas. Com a lei 3058/2005 (de duplicação do parque) assinada pelo então Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, em 2007, 87% da ilha passaram a ser protegidos, totalizando 16.972 hectares. Veja mais informações clicando AQUI.

A Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul foi criada pelo decreto nº 4.972 em 1981. É administrada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA). A reserva possui 34 km2 de área protegida da ponta do Drago até a praia da Parnaioca (retirando apenas a parte da RDS Aventureiro) e é uma área que só pesquisadores e pessoas autorizadas pelo INEA podem entrar. Veja mais informações clicando AQUI.

A RDS do Aventureiro foi criada pela lei 6793 de 28 de maio de 2014 em uma área que pertencia à Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, que teve uma redução de 2,7% da área original. O Parque Marinho do Aventureiro não existe mais. A área pertencente ao mesmo foi recategorizada como RDS. Sendo assim, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro inclui uma porção terrestre e outra marinha. Veja mais informações clicando AQUI.

A Área de Proteção Ambiental de Tamoios (APA Tamoios), formada por 93 ilhas da Baía da Ilha Grande, além de uma faixa costeira no continente de 81 quilômetros, foi criada em 1986 e regulamentada em 1994. Sua missão, que é a de assegurar a proteção do ambiente natural e de seus ecossistemas, espécies raras e ameaçadas de extinção, bem como comunidades caiçaras integradas naqueles ecossistemas. Veja mais informações clicando AQUI.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!