Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Reserva Biológica da Praia do Sul - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 05/03/2018
A Reserva Biológica da Praia do Sul está localizada na Ilha Grande e foi criada em 1981.

A Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul está localizada na Ilha Grande, município de Angra dos Reis. É de domínio público e está compreendida na categoria de áreas naturais protegidas. Foi criada pelo então governador Chagas Freitas através do decreto estadual nº 4.972, de 02 de dezembro de 1981 com a finalidade de preservar, sob rigoroso controle do governo estadual, os ecossistemas naturais que abrigam exemplares da flora e fauna indígenas.

Em 2014 a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul teve uma redução de 2,7% (dois vírgula sete por cento) de sua área original, que passou a integrar a porção terrestre da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro.

Atualmente possui uma área total de 3.502 hectares, apresentando a seguinte delimitação: inicia-se na Ponta da Escada até o Morro do Pilão, daí segue pelo divisor de águas na direção geral leste, até a Serra de Araçatiba, passando pelo topo de 679 m. Prossegue pela Serra de Araçatiba, na direção sudeste, sempre pelo divisor de águas, até a Serra do Papagaio, cota de 900m. Daí desce, sempre pelo divisor de águas, na direção geral sudoeste, até a ponta de Tacunduba, entre a Enseada de Parnaioca e a Enseada da Praia do Sul seguindo pelo litoral até pedra do Demo.

É a única reserva do estado que conta com todos os ecossistemas litorâneos. Aproximadamente metade da área do parque está coberta com a densa Mata Atlântica preservando muitas espécies da flora e fauna local, inclusive papagaios, lontras, pica-paus, saracuras, macacos, tatus, pacas e cobras.

A vegetação é muito rica devido à faixa de mata atlântica preservada. Há uma variedade de samambaias e bromélias, e árvores como ipês e quaresmeiras. Podemos encontrar manguezais imensos nas divisas. Dentro da reserva correm as águas do único rio do Estado do Rio de Janeiro que não sofre nenhuma interferência humana desde sua nascente até sua foz: o rio Capivari.
De acordo com estudos realizados a partir de um esqueleto encontrado na área da reserva, os primeiros vestígios da presença humana na Reserva Biológica da Praia do Sul datam de 3.000 anos. Outros testes com o esqueleto identificaram-no como um exímio mergulhador, além de um remador robusto.

É proibida a entrada de turistas sem autorização do órgão responsável - INEA.
contato: falecompeig@gmail.com

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!