logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Paraíso Ilha Grande spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Praia da Camiranga spazio
lmenu4
col ilha grande
 Praia Grande de Araçatiba - Gruta de Acaiá   
spazio
spazio
Praia Vermelha é o meio do caminho e os próximos trezentos metros serão de subida árdua e sem a mata para nos proteger do Sol. Dependendo do estado lático de seus músculos, é hora de você decidir se continua a caminhada, se volta, se fica, ou se apanha um barco para terminar de forma espetacular o passeio.
A infra-estrutura do vilarejo e as belezas naturais nos permitem recuperar as energias do corpo e da alma. Mas não vamos perder tempo aqui para falar desse pedacinho de céu que é a Praia Vermelha. Ela já tem seu lugar de destaque e quem quiser saber mais, é só clicar no portal que ele se abre.
Se a sua mochila for daquelas grandes e está cheia de roupas e mantimentos, prefira deixá-la em confiança de alguém, evitando assim carregar peso desnecessário. Confira a lanterna, abasteça o cantil e providencie um lanche antes de seguir caminhando. Informado de onde começa a trilha, faça o sinal da cruz e siga subindo por um caminho largo e em ziguezague que começa atrás do Bar Salvador da Pátria.
Não entre em nenhuma trilha que vá em direção ao mar e nem tanto para a esquerda, em direção às casas e a um trecho de mata. A trilha principal é a que sobe pela crista do morro, e até chegar ao topo, será toda em meio ao mato (capim). Em alguns trechos surgem pedras que nos permite ter uma visão fantástica da baía da Ilha Grande.
Quando a trilha começar a ficar plana, surge à esquerda uma casa caiçara. Nesta casa mora Dona Tereza, uma anciã com mais de 80 anos que com a ajuda dos filhos e netos, ainda mantém em funcionamento uma casa de farinha. Sem falar, que foi ela a parteira de quase todos que nasceram na praia Vermelha.
Após a casa da Dona Tereza, a trilha segue plana e volta a se aproximar de uma casa, agora à direita e em meio a uma plantação de mandioca. Passada a roça, você começará a caminhar num trecho de mata e as descidas ficam freqüentes. Fique atento para uma bifurcação que irá surgir à esquerda. Tão fechada, que talvez você nem a note. Caso a veja, ignore-a e siga a trilha em frente (à da direita).
Depois de muito sufoco, teias de aranha no rosto, troncos de árvores tombadas, raízes e pedras no caminho, você chega ao portão de uma casa. Normalmente a recepção é feita pelo “Maradona”. A princípio, ficamos um pouco assustados, mas como o rabo dele não para de balançar de alegria, o invocado cão não passa de um brincalhão e só está avisando ao dono da casa de que chegou gente para visitar a gruta.
É com o proprietário dessa casa que você terá que pedir autorização para conhecer a gruta. Ele costuma cobrar uma taxa para ajudar na manutenção do lugar.
O cansaço da caminhada desaparece com a adrenalina que começa a nos encharcar assim que avistamos o local por onde teremos que descer para ver o espetáculo de efeitos ópticos provocados pela luz refletida na água no fundo da gruta.
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados