Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Provetá - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 15/12/2015
A Vila de Provetá possui o segundo maior núcleo populacional da Ilha Grande.

A Vila de Provetá é uma vila tranquila e aconchegante, habitada basicamente por pescadores, famílias de evangélicos da igreja Assembleia de Deus e por muitas crianças. Está localizada na parte leste da Ilha Grande, entre as pontas da Piscirica e da Escada, com a Ilha dos Meros à sua frente e possui cerca de 3.000 habitantes. Lugar ideal para quem deseja descansar.

A atividade pesqueira ainda é bastante ativa na região, porém o turismo vem se desenvolvendo a cada ano. A praia é belíssima e possui areia grossa e amarelada, muitos coqueiros e amendoeiras por sua orla e uma extensão de 500 m com águas verdes, transparentes, mornas e calmas, devido sua localização abrigada (lado voltado para o continente).

Provetá também é um excelente ponto de mergulho, principalmente na Ilha dos Meros que fica bem em frente da Praia de Provetá. Possui rica vida marinha e é frequentada por tartarugas, garoupas e grandes estrelas-do-mar. Um espetáculo da natureza!

A vila possui boa infraestrutura para os turistas. Uma pousada simples (Pousada Toca dos Meros), pessoas que alugam quartos, camping, pessoas que alugam suas casas mobiliadas para feriados, bares, lanchonetes, padaria, dentista, lan-house para acesso à internet, posto de saúde, escolas primária e secundária, mercadinhos e barcos para travessia.

Para se chegar a Vila de Provetá é necessário ir até o centro de Angra dos Reis e pegar um barco. São mais ou menos 2 horas de viagem partindo do cais dos pescadores. Contato Mestre Hernani (embarcação que sai de Angra para Provetá todos os dias): (24) 3374-1922.

Provetá também é ponto de partida para quem quer conhecer a Praia do Aventureiro por trilha.

Dicas e curiosidades:
* Provetá é uma palavra indígena do Tupi-guarani que quer dizer “sobre as pedras”.
* Depois da Vila do Abraão, Provetá é o maior núcleo de população da Ilha Grande.
* Em 2006 o apresentador Augusto Liberato, o Gugu, apresentou uma matéria sobre como vivem e o que pensam as pessoas da maior comunidade de evangélicos da Ilha Grande.

TRILHAS OFICIAIS:
* Provetá / Praia de Araçatiba - (T08): 3h de caminhada em trilha de esforço médio.
Araçatiba é outro ponto bem estruturado da Ilha Grande. Uma enseada de águas límpidas e calmas, com areia fina e clara, boa para esportes náuticos.

* Provetá / Praia do Aventureiro - (T09): 2h de caminhada pesada.
O mar azul, as ondas, a Praia do Demo e a pedra de mesmo nome, são atrações imperdíveis desta trilha que vai em direção ao Aventureiro, Um lugar mágico e acolhedor. Vale a pena o esforço.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Fotos de Provetá

Veja as fotos da Vila de Provetá - Ilha Grande.

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!