Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Museu do Cárcere - Dois Rios - Ilha Grande - RJ

Atualizada 14/03/2017
O Ecomuseu da Ilha Grande também é conhecido como Museu do Cárcere.

Entre 1938 e 1945, durante o Estado Novo, centenas de presos foram enviados para a Ilha Grande para colocarem de pé as novas estruturas penitenciárias de Dois Rios. Aliado ao arbítrio e à violência, o trabalho passou a ser utilizado como mão-de-obra não paga e, enquanto tal, ele foi responsável pela construção de dois grandes complexos penitenciários na Ilha Grande.

O ECOMUSEU ILHA GRANDE - Museu do Cárcere - foi inaugurado dia 05 de junho de 2009, pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e tem como principal objetivo apresentar os principais registros da história e memória do sistema penitenciário do estado do Rio de Janeiro, em especial da Ilha Grande, levando ao público visões a cerca das políticas carcerárias implementadas ao longo do período republicano. Desenvolve atividades junto à comunidade, bem como projetos de preservação, investigação e divulgação dos conhecimentos, patrimônio material e imaterial e suporte de memória social relacionados à história do sistema prisional e regional.

Você poderá conhecer o antigo presídio da Ilha Grande através da Trilha T11 (Abraão – Dois Rios) fazendo uma caminhada de aproximadamente 3h (ida) pela estrada de Dois Rios ou na parada dos passeios de lancha (meia volta e volta à ilha) que partem do Abraão.

O museu dispoe de uma bela exposição de fotos, documentos, objetos e equipamentos do antigo Instituto Penal Cândido Mendes (IPCM).

É possível agendar, com antecedência, visitas guiadas para grupos (de escolas, organizações sociais, terceira idade etc fechados com direito a transporte. Agendamento e informações: (24) 3361-9055 ou (21) 2334-0939.

Funcionamento de terça a domingo de 10 às 16h.

Entrada gratuita. E-mail: ecomuseu@uerj.br

Endereço: Rua Amapá, s/nº - Vila Dois Rios – Ilha Grande – Angra dos Reis.

 

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!