Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Micos e Saguis da Ilha Grande - RJ

Atualizada 14/12/2015
Os saguis são facilmente encontrados nas trilhas da Ilha Grande - RJ. Também são conhecidos como mico-estrela.

Esses simpáticos bichinhos que existem aos montes na Ilha Grande, de nome científico Calitrix jaccus são também conhecidos como soim ou mico-estrela. Eles foram introduzidos na Mata Atlântica da ilha pelo homem e por isso, são animais exóticos. Seu habitat natural é a caatinga e na Mata Atlântica do Nordeste.

Em sua visita a ilha você poderá se deparar com um sagui-de-tufo-branco ou sagui-de-tufo-preto passeando pelas árvores a qualquer momento, principalmente nas trilhas T01 e T10. Eles adoram fazer graça para quem estiver por perto. Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 03 anos.

São muito ágeis e inteligentes. O peso, em média, é de 500 g. Possuem garras para escalar árvores e superfícies ásperas. A cauda, que é grande em relação ao corpinho, não serve para pendurar o sagui nos galhos, mas sim para promover o equilíbrio. As cores da pelagem são preta, castanha, branca, dourada e prateada.

De hábitos diurnos, os saguis se apoiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores, por onde saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de comida e também para beber água. A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores.

Algumas espécies:

Sagui-de-tufo-branco - ocorre no nordeste do Brasil, ao norte do Rio São Francisco e ao leste do Rio Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste, como na Florestada Tijuca, em 1914 pelo Governo Federal. É avistado facilmente na Ilha Grande.

Sagui-de-tufo-preto - ocorre ao sul do Rio São Francisco e norte do Rio de Contas, Bahia. Foi introduzido no norte do Rio de Janeiro. É avistado facilmente na Ilha Grande.

Sagui-de-Wied - Natural da Bahia, sul do Rio de Contas e norte do Rio Doce.

Sagui-de-cara-branca - ocorre entre o Espírito Santo, ao sul do Rio Jequitinhonha até o norte do Rio Paraíba, oeste e Minas Gerais.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!