Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

História de Lopes Mendes - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 16/12/2015
Lopes Mendes já foi palco de uma grande fazenda no tempo do Império.

Apesar de selvagem e deserta, sombreada por amendoeiras e abricoteiros, esta praia já foi palco de uma grande fazenda no tempo do Império e que continuou próspera até a década de 80 quando ainda havia o presídio. Nesta época, por lá habitava um alemão de nome Peter, que além de construir um pequeno aeroporto de terra, fez estrada, plantou eucaliptos, cultivou roças, criou animais – alguns exóticos como os micos estrelas e os jacarés.

Aqueles encontraram o paraíso já que não têm predadores e estes, vendo secarem as lagoas do extinto mangue, saíram em busca de melhor habitat e alguns até já conseguiram alcançar outras praias, como a das Palmas. Porém, muito antes do Descobrimento, por lá já habitavam os índios Tupinambás que além da aldeia da Baia de Locumen - assim classificada num antigo mapa da Ilha Grande, produzido pelo Capitão E. Mouchez, da Marinha Imperial Francesa em 1868 -, também habitavam outras praias próximas, como Sato Antônio, Caxadaço, Dois Rios, Castelhanos e Pouso. Em todas essas praias ainda é possível vermos as marcas deixadas por afiamentos de machadinhas, pontas de flechas, remos, entre outros utensílios usados pelos índios.

Em Lopes Mendes, esses vestígios do passado estão esculpidos nas pedras que dividem a areia quase no final da praia. Logo após uma igrejinha abandonada pelos fiéis, mas que ainda mantém seus santos no altar a espera de um penitente.
Com a expansão imobiliária e a grilagem de terras por grandes construtoras e grupos financeiros, Lopes Mendes chegou a ser propriedade de um banco e esteve perto de ter um resort com acesso exclusivo aos hóspedes. Protestos não faltaram como o movimento “Nossa Praia” que por pouco não conseguiu abraçar toda a praia numa demonstração de amor e proteção a este nirvana.    

Incontáveis navios já desembarcaram armas, drogas, whiskies entre tantas outras mercadorias em alto mar as quais eram recolhidas por pequenos barcos até a praia, de onde seguiam de avião para as mãos dos contraventores de terra. Não faz muito tempo, a imprensa chegou a noticiar com fotos e filmagens esse precário aeroporto, feito de areia batida sendo usado pelo narcotráfico. Entretanto, mesmo sem sala de embarque e desembarque, ele foi muito usado para o pouso e decolagem de pequenos monomotores que traziam turistas não só para um mergulho em suas águas cristalinas, como também ilustres visitantes de praias particulares do arredor.
Felizmente, o grito de alerta foi ouvido pelas autoridades e a recente ampliação do Parque Estadual da Ilha Grande finalmente deu sinal verde para que Lopes Mendes continue a ser azul, verde, branco e dourado.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!