Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

História do Mergulho

Atualizada 15/12/2015
Veja como surgiu o mergulho no mundo e suas características.

O primeiro equipamento de mergulho autônomo foi criado em 1943 por Jacques Cousteau e Emile Gagnham. A ideia de conjugar um cilindro de ar com uma válvula respiradora deu origem ao mergulho autônomo e permitiu que um ser humano permanecesse debaixo d’água por um período considerável de tempo sem precisar de auxilio externo.

No Brasil, os primeiros equipamentos chegaram na década de 40 no Rio de Janeiro. Também foram utilizados principalmente para a caça sub em sua chegada, e logo foi fundada Associação Brasileira de Caça Submarina. A prática da pesca sub separou-se do mergulho com aparelho autônomo, principalmente porque os caçadores chegaram a conclusão que era antiesportivo pescar de outra forma que não em apneia.

O mergulho se divide em categorias com características distintas: o mergulho recreativo, comercial, científico e militar. O mergulho recreativo também pode ser dividido em algumas modalidades tais como o mergulho livre e o mergulho autônomo. O mergulho livre é feito sem o uso do cilindro de mergulho e o mergulho autônomo faz uso dos cilindros com ar ou misturas de gases especiais comprimidos.

O mergulho autônomo recreativo tem limites bastante claros tal como a profundidade máxima de 40 metros. Para quem começa a mergulhar o limite de profundidade recomendado é de 18 metros. À medida que o mergulhador ganha experiência ou busca treinamento adicional, ele pode estender seu limite de profundidade para 30 metros. Esses limites de profundidade foram estabelecidos devido a certos riscos. Por exemplo, com o aumento da profundidade o ar passa ter características de gás anestésico, reduzindo nossos reflexos e nossa capacidade de raciocínio tornando maior a probabilidade de um acidente.

Um curso de mergulho nos ensina como prevenir problemas, como reconhecê-los e como lidar com essas situações. As regras são bastante simples e fáceis de ser seguidas. Ignorá-las ou negligenciá-las pode levar a acidentes com consequências sérias.

O mergulho acompanhado, também conhecido como batismo, é uma experiência fascinante e inesquecível. A aventura proporciona um primeiro contato com as maravilhas do fundo do mar, de uma maneira fácil, segura e divertida. Através de uma explanação geral sobre manobras básicas, uso dos equipamentos e comunicação subaquática, os participantes experimentam a incrível sensação de respirar em baixo d'água. A duração do mergulho é de aproximadamente trinta minutos e a profundidade máxima atingida são três metros. Outra característica marcante do mergulho é que ele deve ser realizado, no mínimo, em duplas, e em grupos no caso de pessoas inexperientes, sob a supervisão de um instrutor ou do chamado divemaster, uma espécie de "guia".

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!