Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Seres Marinhos - Ilha Grande - RJ

Atualizada 14/12/2015
Seres marinhos como ouriços, estrelas-do-mar, anêmonas e caravelas podem ser observados na Ilha Grande - RJ.

Água-viva / Caravela / Medusa

A água-viva é um “parente” do coral e das anêmonas. Pertence ao grupo dos Cnidários e tem a mesma estrutura, formada por um corpo (95 a 99% de água) em forma de saco, com uma única abertura, sem cérebro, coração ou pulmões. A caravela se alimenta de peixes e crustáceos e sua reprodução pode ser assexuada (clones do progenitor) ou sexuada (espermatozoides fecundam o óvulo).

Ouriços

O ouriço-do-mar é um animal equinoderme (família das estrelas-do-mar e pepinos-do-mar) com corpo arredondado e coberto por espinhos. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar e alimentam-se de algas, matéria morta e pequenos organismos. Os mais comuns na Ilha Grande são os da espécie Lytechinus variegatus (branco) e Echinometra locunter (preto). Em sua reprodução, os machos lançam os espermatozoides e as fêmeas fazem o mesmo com os óvulos. Na água, um espermatozoide une-se a um óvulo, dando origem ao ovo.

Estrelas-do-mar

O animal mais visto e admirado na Ilha Grande entre os equinodermos (Oreaster reticulatus). Possui corpo simétrico pentarradial (05 lados iguais) e sua reprodução é feita, sobretudo, através da regeneração, ou seja, se um dos "braços" desse animal for cortado pode se desenvolver outra estrela-do-mar. Moluscos, crustáceos, vermes e outros invertebrados estão no "cardápio" das estrelas-do-mar, que possa também se alimentar de esponjas, bivalves, caranguejos, corais, poliquetas e outros equinodermes.

Anêmonas-do-mar

Pertence a família dos corais duros (Cnidários) e produzem nematocistos (veneno urticante). O veneno, que serve para paralisar a presa, é altamente tóxico para peixes (exceto para o peixe palhaço) e crustáceos, que são as presas naturais das anêmonas-do-mar. Constituídas de um corpo mole e pegajoso, podem se parecer com corais moles, mas têm pouco ou quase nada a ver com eles. O número de tentáculos ligados aos pólipos pode variar de dez a centenas.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!