Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Ecossistemas da Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 14/12/2015
Os ecossistemas da Ilha Grande são, basicamente, ilhas costeiras e mangues. Saiba mais sobre a fauna e flora da região...


Os ecossistemas predominantemente associados a Ilha Grande são
:

Mangues - Localizados em baixadas, são sempre inundados pelas marés e têm vegetação pouco diversificada. O mangue é indispensável para a vida marinha, pois é refúgio natural de peixes e crustáceos (caranguejo, etc.).        

Ilhas costeiras - São aquelas mais próximas da praia. (As ilhas mais afastadas do continente são chamadas de oceânicas). A formação vegetal dessas ilhas costuma imitar a do continente.  

Campos de altitude - Localizam-se a 800 metros do nível do mar. Apresentam um solo raso e úmido, onde a forte luminosidade se alterna com nevoeiros ocasionais. Todos esses fatores são responsáveis pela vegetação rala e baixa, onde raramente se encontram arbustos.

Comunidades rupestres - Quando o deslizamento do solo arrasta a cobertura vegetal, rochas que até então eram subterrâneas passam a ficar expostas. Os vegetais e animais se adaptam, passando a viver sobre as rochas. Esses animais e plantas são chamados de comunidades rupestres

Fauna e Flora

As espécies arbóreas encontradas na Ilha Grande são guapuruvus, jacatirão, ipê-amarelo e ipê-roxo, embaúba-branca, embaúba-prata, cedro-rosa, canela, paineira, sapucaia-vermelha, mirindiba e copaíba.

Nos manguezais encontram-se mangue-vermelho, mangue-branco, siriúba e, na transição para a terra firme, algodão-da-praia. A mastofauna é dominada por roedores como preá, rato-soiá, rato-do-mato, cutia e paca, sendo frequente a presença de quati, tatu-galinha, mão-pelada, furão e caxinguelê.

Na avifauna, as espécies mais abundantes são gavião-carcará, sanhaço. Nas regiões praianas ou junto ao mangue são comuns socós, atobás, tesourão e maguari. Dentre os passeriformes, destacam-se joão-de-barro, tangará, beija-flor e sabiá-laranjeira, dentre tantos outros. Entre os ofídios, destacam-se as espécies de cobras peçonhentas: jararacas, jararacuçu e coral-verdadeira.

O bugio (também conhecido por guariba ou barbado) está entre os maiores primatas encontrados na Ilha Grande, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda parte da ilha.

O mico-estrela, espécie comum na Ilha Grande, é considerado um invasor. Foram introduzidos na Ilha Grande pelo homem e por isso são animais exóticos.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!