Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Caranguejo Maria-Farinha - Ilha Grande - RJ

Atualizada 14/12/2015
O Maria-Farinha é um tipo de caranguejo muito encontrado nas areias de Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ.

O maria-farinha é um crustáceo da família dos caranguejos. Este belo animal é encontrado em quase todas as praias da Ilha Grande, principalmente nas areias claras e finas da praia de Lopes Mendes. O maria-farinha é uma espécie bioindicadora, ou seja, sua presença é uma ferramenta para análise de impactos ambientais do ecossistema. A frequência deste crustáceo indica que a praia é limpa e totalmente despoluída. Aproveite!

O maria-farinha também é conhecido pelos nomes de caranguejo-fantasma, espia-maré, caranguejo-da-areia, siri-branco ou caranguejo-branco-da-areia. Ariscos e sempre atentos a qualquer movimento estranho, vivem nas areias das praias da costa leste dos Estados Unidos e em todo litoral do Brasil.

Por ter a mesma coloração da areia, esses "moradores da ilha" conseguem despistar os turistas que chegam as praias da Ilha Grande. O mimetismo é a capacidade de camuflagem que algumas espécies de animais possuem, servindo de proteção e ajudando-os a se livrar dos predadores.

Muitas pessoas confundem maria-farinha com siri. Mas afinal de contas, quais as principais diferenças entre siris e maria-farinhas? Siris e caranguejos são parecidos na forma física, mas têm algumas diferenças básicas. O tamanho varia, porém, o siri é menor que o caranguejo. A mais importante está nas patas traseiras: as do caranguejo são pontudas e as do siri são achatadas, como remos. Por isso, os siris nadam. Outra diferença é que o corpo do siri é achatado e o do caranguejo é mais alto e arredondado. Não se esqueça de que o siri é um caranguejo como a marinha-farinha.

O caranguejo é um corredor nato, anda de lado e tem cinco pares de patas. Oito servem para locomoção e as duas "pinças" da frente são usadas para pegar comida, cavar e se defender dos inimigos. O marinha-farinha se alimenta de micro-organismos marinhos, vive em buracos feitos na areia e constrói sua toca, cavando e retirando a areia do buraco com as patas dianteiras (pinças).

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!