Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Aqueduto do Abraão - Ilha Grande - RJ

Atualizada 15/12/2015
O Aqueduto da Ilha Grande foi construído em 1893 por solicitação do imperador Dom Pedro II.

O Aqueduto da Ilha Grande esta situado no caminho da trilha T01, também conhecida como Circuito do Abraão. Uma trilha leve, curta e com muitos encantos como o Lazareto, o Aqueduto, a cachoeira dos Escravos e o mirante da Praia Preta.

Após a ativação do Lazareto, se fez necessário a construção de um aqueduto para abastecer o hospital de quarentena. A água, vinda do córrego do Abraão, chegava aos reservatórios através do aqueduto a uma vazão de 1000 litros por hora.

O aqueduto da Ilha Grande foi construído, com pedras esculpidas pelos escravos e óleo de baleia, em 1893. Possui 125 metros de extensão e 30 metros de altura. A visitação é gratuita.

Junto à cabeceira do aqueduto, existe uma pedra em forma de sofá, onde Dom Pedro II costumava sentar para ler sobre botânica, escrever seus poemas e desenhar a bela paisagem a que assistia ou os jardins que pretendia construir. 

Imponentes e belos, os aquedutos tiveram papel importante no desenvolvimento das civilizações. Os romanos foram os grandes precursores dessa engenharia que consistia em levar água de um ponto a outro sobre arcos construídos de pedra e que apresentavam uma ligeira inclinação para que a água pudesse correr sobre a cantaria.

O Aqueduto da Carioca (mais conhecido como Arcos da Lapa) também é uma obra do tempo do império. Tão importante quanto os Arcos da Lapa, o Aqueduto na Vila do Abraão faz parte da história do Brasil e é relíquia da Ilha Grande. 

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Fotos do Aqueduto

Veja as fotos do Aqueduto da Ilha Grande.

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!