logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Guapuruvu spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Farol dos Borbas spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Coral-Sol - Ilha Grande   
spazio
spazio
A Ilha Grande é mesmo um lugar tentador e admirável. Já atraiu colonizadores, piratas, fazendeiros e até banqueiros. Agora, os invasores estão em baixo dágua! Trata-se do Coral-Sol, uma espécie exótica de coral (Tubastraea) que foi introduzida no ecossistema marinho da Baía da Ilha Grande por navios e plataformas de petróleo e gás.

Na Baía da Ilha Grande há um intenso movimento de navios, além de um terminal de construção e manutenção de plataformas de petróleo (BrasFELS).
Veja a foto ampliadaCoral-Sol exposto no centro de visitantes - Vila do Abraão
Veja a foto ampliadaCoral-Sol no fundo do mar - Baía da Ilha Grande
Segundo Marcelo Mantelatto,Técnico Ambiental, o coral-sol chegou no Brasil fixado em plataformas, o que os pesquisadores chamam de bioincrustação.

"A embarcação que fica parada muito tempo na áqua (as plataformas ficam paradas para perfuração e prospecção de petróleo e gás) e depois de um tempo tem vários organismos crescendo no casco da embarcação. É assim que o coral chegou, fixado nas estruturas das plataformas", diz Marcelo.
Há muito mais para observar no mar da Baía da Ilha Grande do que peixes, polvos e grandes crustáceos.
Um mundo cheio de surpresas, cores e formas fascinantes que muitas vezes passam despercebidos aos olhos dos turistas e visitantes.
Um bom exemplo é o CORAL.

Você já viu um coral? Sabe como são e onde vivem?
É o que veremos a seguir...
Veja a foto ampliadaTipo de coral bastante comum na Ilha Grande
Veja a foto ampliadaCoral-Cérebro - nativo do Brasil
O coral é um animal invertebrado da classe dos Cnidários (anêmonas e medusas) e uma das maravilhas do mundo submarino.

Os corais são comuns por toda Ilha Grande, principalmente na Lagoa Azul, Lagoa Verde e ilha do Morcego e alimentam-se de matéria orgânica, micro-organismos e plâncton.
Os corais são organismos solitários ou coloniais que, em sua maioria, constroem esqueletos calcários. Tais esqueletos são responsáveis pela estrutura rochosa conhecida como “recifes de coral”. O resultado é uma estrutura maciça de carbonato de cálcio, resultante da sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de pólipos.
Veja a foto ampliadaBelo coral na Baía da Ilha Grande
Veja a foto ampliadaCoral vermelho - parece planta, mas é um animal
Os pólipos (“filhotes” de corais) são semelhantes a anêmonas minúsculas e, tal como estas, possuem tentáculos armados de nematocistos, que usam para se defenderem e se alimentarem.

Os corais podem se reproduzir assexuadamente, contribuindo para o aumento e a continuidade da colônia, ou sexuadamente, dando origem a novas colônias.


Roberto Leal sexo
rio de janeiro
28/04/2014
oi eu gostaria de obter esse coral para por em aquário marinho que tenho ....gostaria de saber se teria como me enviar ?? uma viva e outras duas mortas ..pois montei e ainda falta os corais ... assisti na reportagem sobre os corais para artesanato ....
Luciana sexo
rio de janeiro
02/04/2014
O coral-sol não pode ser extraído de qualquer forma, o método inadequado pode estimular a desova

http://promar.org.br/pt/novidades/noticias/2012/abril/coral-sol-invasor-e-registrado-pela-primeira-vez-no-brasil-em-recife-de-coral-na-baia-de-todos-os-santos
Denise Bendhack sexo
Aracaju
02/01/2014
Por favor, gostaria de saber sobre o coral que vocês chamam de "cérebro" ( ele aparece em azul, em uma das fotos do site). Ele é um Mussimilia híspida ou braziliensis?
Sou graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Tiradentes , aqui em Aracaju, Sergipe. Como faço pesquisas sobre corais e ambientes recifais, gostaria de me colocar à disposição de vocês caso precisem de alguma pesquisa maias teórica ou uma revisão bibliográfica, já que estou muito longe geograficamente para poder ajudar pessoalmente.
Abraços
Denise
Luiza Vicentini sexo
Rio de Janeiro
31/01/2013
Caros amigos,
Voltei da ilha esse ano muito triste por descobrir o que o coral sol está causando, mas com a ideia de criarmos um evento no qual mergulhadores viajassem até a nossa querida ilha (talvez conseguíssemos alojamento e os mergulhos a preços promocionais) para fazer o controle desses corais, que creio que deve ser feito manualmente. Pensei na Elite Dive Center, ou qualquer operadora que se mobilize para ajudar a promover esse evento, afinal todos os mergulhadores credenciados possuem respeito e se preocupam com o ecossistema.
Conheço algumas operadoras de mergulho que poderiam convidar pessoas de outras cidades do Brasil. Poderíamos fazer um fim de semana, ou todos os fins de semana de um mês dedicados a limpeza dos corais. Seria bom para o turismo, para a conscientizaçao ambiental, para os mergulhadores e principalmente para a ilha.

ilhagrande.org: Excelente ideia. Conte conosco para a divulgação do evento, caso ele se concretize.
Carlos sexo
Rio de Janeiro
22/10/2012
Ótima matéria. Estive na ilha grande e aprendi um pouco sobre esse projeto. E pisei em ouriço do mar na lagoa verde,kkkklk
biologia, meu sonho sexo
rio de janeiro
01/07/2012
EStive em ilha grande e pude estar participando desse projeto, eu adorei , quero ir mais vezes,adorei saber que esse coral e.exotico.Eu adorei!
Carlos Marques sexo
Tijuca-RJ
05/03/2012
Estive em Ilha Grande e pude desfrutar da oportunidade de adquirir conhecimento sobre o meio ambiente da Ilha Grande e o Coral-Sol. Os profissionais do Projeto tem ótima formação técnica e estão muito bem treinados para a trilha proposta no programa de visita aos corais. Indico a todos os Visitantes da Ilha Grande !
Carlos Marques
Liquigás BR Petrobrás
Luciene de Moura F. da Costa sexo
Rio de Janeiro
25/02/2012
Estive na IG nesse carnaval-2012 e fiquei encantada com o projeto CORAL-SOL. Sou Bióloga e Prof do Estado do RJ e com certeza repassarei para meus alunos mais esse tipo de poluição biológica. Estarei sempre em contato para ajudar nessa causa, mesmo aqui do RJ. Pelo que fui informada, em Angra é bastante divulgado nas escolas. Através de um trabalho "formiguinha", as escolas do RJ participarão tb desse projeto tomando conhecimento de mais essa agressão ao nosso ecossistema.
Torço pelo projeto se tornar autossustentável.
Angélica Carvalho sexo
Rio de Janeiro
24/01/2012
Estive na IG no feriado de São Sebastião e conheci o Projeto Coral-Sol, por acaso. Fiz trilha, mergulhei e visitei a sede do projeto. Sucesso a todos do projeto e espero que essa iniciativa ganhe novos patrocinadores e novos voluntários.Angélica
Luiz Boca sexo
Rio de Janeiro
17/05/2011
Estive visitando a sede do projeto Coral-Sol na semana Santa.
O atendimento show de bola e informações esclarecedoras. Enfim uma galera maneira.
A todos do projeto sucesso. Que vocês consigam "exterminar" esse invasor para que a vida marinha da IG não seja afetada. Sucesso e parabéns pela iniciativa!!!
Os que amam a IG agradecem!!! Luiz Boca

ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados