logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Praia da Camiranga spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Telhado Azul spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Praias do Sul e do Leste - Maravilhas da Ilha Grande   
spazio
spazio
Maravilha História Mais Fotos  
Panorâmica - Praias do Sul e Ilhote
As praias do Sul e do Leste, sexta colocada na escolha das 7 Maravilhas da Ilha Grande, não poderiam deixar de fazer parte dessa votação histórica. Localizadas no coração de uma reserva biológica, além de ter sido berço de civilizações milenares, só podia ser mesmo uma coisa: Maravilha...
Por estar situada na Reserva Biológica da Praia do Sul, é a única das maravilhas que você não poderá visitar sem uma autorização da Feema ou dos Órgãos ambientais responsáveis.
Entretanto, pelo valor inestimável que esta área representa na preservação do que há de mais selvagem em toda a Ilha, ela merece estar entre as melhores obras que a natureza divina, fervorosamente, soube recuperar com vigor.
Ilhote de Leste - Divisor das Praias do Sul e do Leste
Veja a foto ampliadaPraia do Leste na Ilha Grande
A Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul foi criada em 1981 e abrange uma área de 3.600 hectares que vai da Ponta da Tucunduba (fronteira com a Parnaioca) até a Ponta da Escada, localizada entre a Praia dos Meros e a Ilha de mesmo nome.
Além do Parque Marinho do Aventureiro - uma faixa de mar que vai da Ponta da Tucunduba à Ponta do Drago. No total, a reserva possui cinco praias: Leste, Sul, Demo, Aventureiro e Meros.

Como é uma área restrita a cientistas, pesquisadores e expedicionários, só através deles, de seus estudos e documentários, é que podemos tomar conhecimento dos mistérios e encantos que esse lugar guarda, nos permitindo ter uma idéia do tamanho desse tesouro.
Talvez por esta razão seja o lugar mais resguardado e preservado da Ilha.
As praias do Sul e do Leste, juntas, medem aproximadamente seis quilômetros de extensão e estão separadas por um ilhote (Ilhote do Leste) onde desemboca o canal que vêm do mangue e das duas lagoas em seu interior.
Veja a foto ampliadaAve marinha na Lagoa do Leste
Veja a foto ampliadaPôr do sol na Lagoa da Praia do Leste
É uma das visões mais esplendorosas de natureza selvagem e bela que a Ilha possui. Sua complexa biodiversidade, revelada nas tramas ricas e delicadas de seus ecossistemas, nos apresenta um espetáculo de vida como se estivéssemos assistindo ao inicio da Criação.
Das serras, cobertas de Mata Atlântica e em forma de um gigantesco anfiteatro, despencam os rios por entre vales, formando inúmeras quedas d’água até desaguarem numa baixada de mata inundada, formando duas lagoas onde habitam inúmeras espécies de animais do céu, da terra e do mar.
Camarões, siris, caranguejos, tainhas, robalos, muçuns e até lontras - mamíferos considerados em extinção.
A variedade de espécies de aves também é impressionante e o trinar das arapongas é uma música de fundo na confusa orquestra de papagaios, pica-paus, saracuras, andorinhas, almas-de-gato, tiés-sangue, gaviões e bem-te-vis.
A restinga, que acompanha toda a orla, é totalmente coberta por gravatás, samambaias, orquídeas terrestres, bromélias, plantas rasteiras e cactos.
Veja a foto ampliadaPraias do Sul e do Leste - Maravilhas da Ilha Grande
Veja a foto ampliadaVista aérea da Praia Sul
Na areia fina e branca, milhares de larvas de tatuís saltitam dia e noite para o deleite de alguns pássaros e vaga-lumes. Por ser uma das regiões mais selvagens da Ilha, ela possui um cenário cinemátografico.

Situada na Reserva Biológica da Praia do Sul estas maravilhas da Ilha Grande são vigiadas por fiscais da FEEMA que impedem qualquer pessoa de passar sem autorização.

® Texto J. Bernardo
Fotos IlhaGrande.Org


Carle Manga 5000 sexo
Rio de Janeiro
12/11/2013
Praias extraordinárias de belas, espetaculares, cristalinas, selvagens.......
Natali Araújo sexo
Ilha de Paqueta
07/01/2013
Ah que chato mesmo parece ser tão linda, uma pena mesmo;
Andrea sexo
Rio de Janeiro
19/04/2012
Do que adianda estar entre as 7 maravilhas se não pode ser vista. Ridiculo estar na lista.
ANA sexo
ILHA GRANDE
15/03/2011
POIS É .......... NÃO PODE PASSAR PELAS PRAIAS DO SUL E LESTE E NEM NO COSTÃO , FIQUEI CHATEADA QUANDO O PESSOAL DO INEA ME VETOU , MAS TIVE QUE ACEITAR POIS EU ESTAVA ERRADA E ELE ESTAVA BASTANTE SEGURO DO QUE ESTARIA FALANDO.... PARABÉNS
Aline Braz sexo
Petrópolis, RJ
03/04/2010
Pretendo ser geóloga, e estou agora muito feliz em saber que um dia terei a chance a conseguir visitar essas duas praias que é um dos meus sonhos, ja que geólogos a fim de pesquisa podem conseguir a autorização.
Maria Luisa  sexo
Angra dos Reis
20/01/2010
Tive o imenso prazer em conhecer essa parte da ilha em 2002, juntamente c/ o Professor Mauro e a turma de Ciencias biológicas da UBM e FOA, foi incrível!!!

>> História       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados