logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Promoções Pousadas spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Lonier Praia Inn spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Explosão da Pista em Lopes Mendes   
spazio
spazio
Explosão Pista Lopes Mendes  
No dia 13 de maio de 2008, foi explodida a pista de pouso clandestina em Lopes Mendes.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc e o presidente do IEF (Instituto Estadual de Florestas), André Ilha acompanharam o trabalho de explosão da pista irregular que funcionava a mais de 18 anos.
Segundo informações de moradores mais antigos esta pista, por muitos anos, foi a principal porta de entrada para o tráfico ilegal na Ilha Grande.
Veja a foto ampliadaPista de Lopes Mendes - Ilha Grande
Explosão da Pista Clandestina em Lopes Mendes A pista, que tinha cerca de 1km e meio de comprimento e 45 metros de largura, localizava-se atrás da Praia de Lopes Mendes. Atualmente servia de apoio para ultraleves, aviões de pequeno porte e helicópteros.

Foram usados um total de 25 kg de dinamite com 5 kg para cada ponto da pista dinamitado.
Com a explosão as crateras ao longo da pista não irão permitir mais pousos. Segundo os responsáveis pelo trabalho, os buracos impedirão qualquer aeronave de aterrisar com segurança na região.
De acordo com IEF a área, que faz parte do Parque Estadual da Ilha Grande, será reflorestada com espécies nativas da Mata Atlântica por funcionários do instituto.

Recentemente a Ilha Grande foi eleita uma das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro e a Praia de Lopes Mendes ficou, em uma pesquisa realizada pelo IlhaGrande.Org, com a primeira colocação como uma das Sete Maravilhas da Ilha Grande.
Isso ajuda bastante na divulgação da região que acaba sendo, naturalmente, mais vigiada e fiscalizada pelas autoridades.
Veja a foto ampliadaA pista foi, por muitos anos, usada para contrabando na Ilha Grande
Veja a foto ampliadaLopes Mendes - Ilha Grande
O secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, bem como o governador do Rio, Sérgio Cabral, sempre tiveram apreço e carinho pela nossa Ilha Grande.
No início dos mandatos de Carlos Minc e de Sérgio Cabral em 2007, ambos, estiveram pela primeira vez na Ilha Grande para a ampliação do PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande), onde incluiram também a Praia de Lopes Mendes.
Em março de 2008 compareceram novamente na Ilha Grande para o Plano de Revitalização do PEIG.
O IEF também intensificou sua atuação na Ilha Grande a partir do governo Sérgio Cabral.
Em março de 2008 foram inaugurados a sede do Instituto e o centro de informações para turistas na Vila do Abraão. Também foram adquiridos novos equipamentos e um reforço no patrulhamento do parque com mais 29 homens do Corpo de Bombeiros.

São grandes passos numa caminhada constante que merece nosso total apoio e gratidão. Nossa Ilha agradece!
Veja a foto ampliadaPista de Pouso em Lopes Mendes


José Carlos de Alexandre Melo sexo
Rio de Janeiro
14/05/2008
Parabéns mais uma vez para este site, não só pela divulgação das belezas naturais e aspectos históricos da Ilha Grande, como também, pelos aspectos negativos que devem ser varridos da Ilha, que é com absoluta certeza uma das mais belas do mundo. O problema de Lopes Mendes que até o século XIX, ela chamada oficialmente de Lopo Mendes, é bem antigo. Pesquisando no Jornal do Brasil, encontrei artigos revelando que está pista implodida (Graças a Deus!) pela ação do Governo do Estado, era utilizada nos anos 70 por empresários famosos de Angra dos Reis, para a prática do contrabando na Região da Costa Verde e, inclusive cita nomes. Veja, desde os anos 70, mas, só agora houve intervenção. Existe um lance podre, ainda na Ilha Grande, entre os mais antigos que se acham os "Senhores" da Ilha, de se fazer vista grossa diante de cetos acontecimentos fora da lei. Sabe aquele lance de "cada um no seu cada um". Lopes Mendes tem ainda um outro problema; muitas vezes levando turista para aquela belíssima Praia, com o mar batendo, e nenhum "guarda vidas" na área. Mais ainda, na baixa temporada. Qaudno não chegam por volta de meio-dia. De repente já mudou. Vi muitos socorros praticados por surfistas e ambulantes que sobrevivem por ali, praticando e correndo risco, na tentativa de socorrer banhistas. Todos os comerciantes, moradores, policiais da Ilha, guias de turísmo, sabem de todos os problemas. Simplesmente ignoram. E os poucos que tentam fazer alguma coisa são condenados pelos "Reis da Cocada Preta". Ou seja, os Bambambans da área."
Um abraço a todas as pessoas de bem da Ilha Grande e que vivem sobre a Graça de Deus.


>>       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados