logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Mata Nativa spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Inn Flats spazio
lmenu4
col ilha grande
 Pico do Papagaio - Maravilha da Ilha Grande   
spazio
spazio
Maravilha Mais Fotos  
Panorâmica - Pico do Papagaio
Foi um altar a 985 metros acima do nível do mar que, com 11% dos votos, conquistou o terceiro lugar entre as 7 Maravilhas da Ilha Grande.
O imponente Pico do Papagaio, anfitrião da Vila do Abraão e cartão postal da Ilha Grande, é um espetáculo no ar, na terra e no mar.
De onde quer que estejamos ele quase sempre é visível e, de formas tão diferentes, que algumas vezes duvidamos se é ele mesmo que estamos avistando.
Situado na parte leste do Parque Estadual da Ilha Grande, a 985 metros de altura – poucos metros abaixo do ponto culminante: o Pico da Pedra D’água com 1035 metros, ele desponta sobre as nuvens nos permitindo enxergar boa parte da rendilhada costa da Ilha.
Pico do Papagaio - Ilha Grande
Veja a foto ampliadaVista aérea da ponta do Pico do Papagaio
De seu cume podemos avistar a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, o Dedo de Deus na Serra dos Órgãos, o Pico do Frade em Mambucaba, a Pedra da Mesa na Serra do Cairuçu em Paraty e toda a extensão da Restinga da Marambaia, onde fica a maior praia do Rio de Janeiro: a Praia da Marambaia.
Entretanto, essa odisséia não é nada fácil para quem quer chegar ao Olimpo. A trilha é severa e certamente que em alguns momentos você pensará em desistir ao não ver chegar nunca o topo.
Os que conseguem vencer a tentação da força de gravidade em querer levá-los para baixo, acabam por serem recompensados com magníficas paisagens.
Nascentes de rios brotando aos turbilhões sob as pedras, riachos cristalinos e potáveis, mirantes estonteantes e deslumbrantes que vez por outra surgem numa janela da mata, além de uma fauna e flora riquíssima em espécies.
Diferente de quando visitamos um zoológico, o exercício de procurar animais no de seu habitat natural é uma atividade fascinante.
Veja a foto ampliadaPico do Papagaio visto do cais na Vila do Abraão
Veja a foto ampliadaVista da Praia de Dois Rios
Você poderá caminhar por horas sem ver um animal se quer, apenas barulhos inidentificáveis que volta e meia nos assustam. Mas eles estão lá camuflados, enganando nossos olhos desacostumados com a paisagem. Quando menos se espera, damos de cara com um grupo de sagüis, de bugios, esquilos, lagarto dormindo sob um raio de sol que conseguiu penetrar a copa das árvores, teias de aranha, ou mesmo caminhando sobre um tapete de formigas “trinca-ferro”.
Nos dias em que a névoa toma conta da paisagem, a falsa pintura não se torna menos bela. Caminha-se no meio da neblina. É como um passeio no céu. Furando nuvens. No topo da montanha, com ou sem névoa, sentimos uma sensação inenarrável.
Sensação de que todo o resto é pouco perto da grandiosidade do mundo que se apresenta aos nossos pés, pertinho do céu.
Há estranhos e agradabilíssimos perfumes na atmosfera desse lugar. Passamos por uma experiência única, raríssima.
Veja a foto ampliadaVista aérea do Pico do Papagaio com a Ilha de Jorge Grego ao fundo
Veja a foto ampliadaVista da Praia de Lopes Mendes com parte da trilha T13 (Abraão-Pico do Papagaio) abaixo
Com as pernas pedindo help, você visualiza uma gigantesca muralha de pedra a perder-se de vista para o alto. A trilha aproxima-se dela e se transforma num caminho de cascalho miúdo, passando entre blocos de pedra até que volta a subir íngreme e assim se manterá até chegar ao topo. Neste decorrer, surgem mirantes com paisagens de nos deixar sem fôlego. É maravilhoso, inigualável!!!
A fina camada de terra que cobre a imensa pedra permite brotar algumas plantas de beleza indescritível. Até árvores em forma de bonsais ajudam a formar uma espécie de jardim suspenso.
O caminho que o atravessa não dura muito. Acaba abruptamente num abismo de quase mil metros, coberto de matas e cercado de mar e praia por todos os lados. Ahhh!!!

Valeu a pena cada passo dado, cada litro de suor derramado sobre a montanha e as fotos maravilhosas que nos consagram no rol da fama dos verdadeiros aventureiros!!! Ao retornarmos à base, extasiados e cansados, olhamos para cima e temos a sublime sensação de que fomos ao céu. Só nos resta mesmo nos benzermos e agradecer a Deus por tão sublime monumento.
Veja a foto ampliadaVista aérea do Pico do Papagaio

® Texto J. Bernardo
Fotos IlhaGrande.Org


Carle Manga 5000 sexo
Rio de Janeiro
12/11/2013
Caminhada "puxada", porém de grande valia. Quem chega até o cume do pico é recompensado.
Silvio Duarte dos Santos sexo
Contagem - MG
18/10/2013
Saí de Minas, onde temos "mares de morros", para fazer caminhadas com meus colegas do grupo de caminhadas BHgrinos, na Ilha Grande (RJ). De cara, ainda dentro do barco que fez a travessia nos levando para a ilha, mirei o Pico do Papagaio e me propus a chegar lá na companhia de alguns colegas que aceitassem o desafio. Dois dias depois, eu e o amigo Celso, começamos a caminhada, já que a previsão do tempo indicava início de um período chuvoso a partir do dia seguinte. O Celso, por uma baixa de pressão cardíaca, precisou voltar bem do começo da trilha. Pedindo proteção a Deus e licença para a floresta, continuei a caminhada sozinho e em silêncio vendo, ouvindo e apreciando os encantos e as surpresas do caminho: barulhos no chão entre as folhas secas, o canto dos pássaros, a companhia de esquilos e a sinfonia dos macacos Bugios.
Exausto, porém feliz, cheguei ao topo onde encontrei dois guardas do parque que me receberam com gentilezas e me sugeriram escrever no caderno de visitas no dia 14/10/2013. Encantado, apreciei e fotografei lá de cima o que vi naquele belo e ensolarado dia. Hoje, trago comigo as lembranças do suor e das emoções desta caminhada "solitária", de meditação, acreditando que devemos conhecer para valorizar e defender a preservação do nosso planeta.
Sílvio Duarte. 18/10/2013.
pedro henrique sexo

25/03/2013
eu estive na ilha grande no natal.foi realmente muito legal e maneiro e tudo mais.eu gostei das praias,pousadas e etc,quando visitei a praia preta,eu vi areia reta,ciris,o engraçado é que a pedra estava cheio de ciris e eles espetaram tudo.a ilha grande é realmente uma maravilha,animais,bares,pousadas,prais e muito mais.ja fui muitas vezes na ilha.ela realmente merece ser um lugar muito adorado pelos turistas e nativos.amo muito a ilha grande.podiam colocaar a praia preta nas 7 maravilhas.eu vi lá na ilha areia preta,pedras,montanhas,bares,pousadas e muito mais...estou com muitas lembrnças boas e pouquissimas ruins.alguem podia m,e dizer porque a praia do sul e do leste é proibida?
Ciniro Nametala sexo
Medeiros, Minas Gerais
24/02/2013
Estive lá no dia 20/02/2013. O céu estava limpo e o dia quente. Fui com um brother meu. Levamos 3 horas para executar a subida e 1 hora e meia para descer. A subida é definitivamente muito pesada e cansativa, contudo não existe risco de se perder, as pessoas na ilha recomendam sempre a contratação de guias locais, mas definitivamente não é necessário. Tem que ser muito sem noção pra se perder por lá, é muito bem demarcada. A caminhada toda em si é demais, a natureza é linda e só o esforço da trilha é empecilho, o resto tudo é recompensa. Quando se chega lá em cima tem um livro que você pode anotar seu nome. O visual é fantástico e a sensação é de ter conquistado o mundo. Vale a pena demais. Mas não recomendaria para gordinhos, pessoas de mais idade, crianças ou "muito" fora de forma.
Natali Araújo sexo
Ilha de Paqueta
07/01/2013
Ah com certeza deve ser tudo de bom poder ver tudo la de cima,um lugar que não posso deixar de ir,na ultima vez não deu tempo.Muitas fotos sempre.
Alessandra sexo
rio de janeiro
03/08/2012
Foi maravilhoso, realmente imagens lindas. Subimos depois do almoço e passamos a noite lá em cima.
Edison Ramos [Edinho] sexo
Santa Cruz RJ
17/02/2011
Mas uma vez vejo a mão do Onipotente;O DEUS Onipresente e do seu poderoso poder aqui neste lugar,a cada passo que dei foi uma conquista,aqui tudo é único não existe outro lugar igual aqui na terra,por isso se Vc é do mau não venha para contaminar este luar.
Regina e Alessandra Hermida sexo
Rio de Janeiro
12/02/2011
Estivemos lá hoje dia 12-02-2012 e estamos muito felizes. A caminhada é pasada, ainda mais com o calor do mes de fevereiro, mais foi maravilhoso conseguirmos chegar ao Pico e avistar toda a beleza deste paraíso.
VALEU!!!!
Ramon Aguiar sexo
Rio de Janeiro
05/01/2011
Já fui ao Pico do Papagaio 7 horas trilhando e a cada metro percorrido era uma surpresa da diversidade dessa fauna e flora diversos micos, esquilos, aranhas e a maior surpresa foi o contato frente a frente com um macaco BUGIO, poucas pessoas tiveram esse privilégio mais o que vale a pena nessa trilha é a chegada ao topo a vista é maravilhosa, só indo para ver. Pessoal quem tiver a oportunidade e muita disposição subam e vejam as maravilhas do Pico do Papagaio.
Um grande abraço e curtam a trilha Preservando e Respeitando sempre nossa MÃE NATUREZA...
Magaly Kress sexo
Rio de Janeiro
22/10/2010
Realmente não precisamos ir para fora do Brasil. A Ilha Grande é exemplo de um paraíso. O Pico do Papagaio deve ser encantador. As fotos são lindíssimas!!
tomsorry-online sexo
Portugal
04/10/2010
bom comeco
André Serrano sexo
Nova Iguaçu
21/09/2010
Quando fiz a Volta da Ilha fiquei intrigado e curioso com uma questão. Alguém já foi ou é possivel ir ao Pico da Pedra D Água?
Regina M. S. Hermida sexo
Rio de Janeiro
14/09/2010
Eu sou absolutamente apaixonada pela Ilha Grande.
Já estive em lugares lindíssimos até mesmo fora do Brasil, mas lugar algum me emociona tanto quanto a Ilha Grande.
Quando estive em Fernando de Noronha, as pessoas me olhavam meio de cara feia quando eu dizia para elas que a Ilha Grande é infinitamente mais bonita. Mas a minha grande frustração é que apesar de ser uma visitante assídua da IG, de já ter percorrido praticamente todas as trilhas, ainda não fui ao Pico do Papagaio. Penso que quando chegar lá, a emoção será tão grande que posso ter um piripaque, mas eu vou, quem sebe em minha próxima ida ao paraiso.

>> Mais Fotos       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados