logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Alfa spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Anambe spazio
lmenu4
col ilha grande
 Adoção do Parque Estadual da Ilha Grande pela Vale   
spazio
spazio
A Ilha Grande conquistou mais uma vitória na caminhada à preservação do seu ecossistema.
A Companhia Vale, representada Roger Agnelli, a Fundação Instituto Estadual de Floresta (IEF), representada por André Ilha, com participação da prefeitura de Angra dos Reis, representada por Tuca Jordão e o governo do Estado do Rio, representado por Sérgio Cabral, assinaram no dia 05/12/2008 um termo de cooperação técnico-operacional visando à recuperação das áreas degradadas do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG).
Veja a foto ampliadaAdoção do Parque Estadual da Ilha Grande pela Vale
Veja a foto ampliadaCarlos Minc - Ministro do Meio Ambiente
Reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco e escolhida recentemente, por eleição popular, como uma das Sete Maravilhas do Estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande, que também tem as suas Sete Maravilhas da Ilha, eleitas com mais de 8.000 votos por internautas do ilhagrande.org, vai ser a nova afilhada da Compania Vale.

Sgundo Carlos Minc - Ministro do Meio Ambiente, que também participou da cerimônia, com o Parque Estadual da Ilha Grande bem cuidado, bem demarcado e bem administrado, com recursos da compensação ambiental, é possível ter mais pesquisas, mais ecoturismo. "A melhor defesa não é o não uso, é o bom uso".
O PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande) nunca teve, em seus 37 anos de existência, um investimento tão grande em meio ambiente, sendo também o primeiro Parque Estadual no Brasil adotado por uma empresa.
Segundo Sérgio Cabral serão investidos 20 milhões de reais no PEIG em cinco anos. Os recursos virão do Fecam (Fundo Estadual de Conservação do Meio Ambiente), da prefeitura de Angra dos Reis, do Ministério do Turismo e 5 milhões da Companhia Vale. É o maior investimento da história de um parque no Brasil.
Veja a foto ampliadaGovernador do Estado do Rio Sérgio Cabral
Veja a foto ampliadaPrimeira turma de Guarda-Parques do Estado do Rio de Janeiro
Pelo documento assinado, a Vale terá, entre outras obrigações, a colaboração no reforço do contingente de recursos humanos com treinamento e equipamento; fornecimento de suprimentos, insumos e materiais necessários a manutenção do parque; colaborar na captação de recursos e dar prosseguimento ao projeto de restauração do parque, iniciado em 2007 pela empresa.
A cerimônia, realizada no Palácio Guanabara no Rio de Janeiro, contou também com a presença do secretário da Saúde e Defesa Civil - Sérgio Côrtes, que foi presenteado pelo geógrafo e escritor José Bernardo com o Livro "Caminhos e Trilhas da Ilha Grande".
J. Bernardo, representante do site IlhaGrande.Org, é também profundo conhecedor das necessidades para a restauração do ecossistema da Ilha Grande.
Veja a foto ampliadaSecretário da Saúde e Defesa Civil - Sérgio Côrtes
Veja a foto ampliadaSecretária de Meio Ambiente do estado - Marilene Ramos
A secretária de Meio Ambiente do estado - Marilene Ramos, também recebeu o livro de J. Bernardo e ressaltou a importância da iniciativa de adoção pela empresa e sobre o compromisso que o Estado está tendo com a preservação da Ilha Grande e de todos os parques e reservas do estado do Rio de Janeiro.

"Este é um momento importantíssimo. A parceria permite que nós afastemos a idéia de que a área de preservação é sinônimo de área que vai ser invadida, favelizada, degradada" finalizou a secretária.


Elson dos santos sexo
rio swe janeiro
30/07/2012
é com grandes empresas que faremos uma boa parceria, para um bom desenvolvimento sustentável nessa terra maravilhosa (ilha grande). e em breve estarei ai trabalhando para somar juntos um melhor planeta para nossos futuros que vem ai.

obrigado.
Carlos Natan sexo
São Paulo
30/03/2011
De fato! Um ótimo lugar para ser investido.
hellen cano sexo
rio de janeiro - rj
23/01/2009
Fico muito feliz pela iniciativa da Vale e aproveito para CLAMAR aos que administrarão os recursos, que o empreguem também, e com URGÊNCIA, em ações que impeçam que caçadores de animais silvestres, principalmente de aves, continuem agindo indiscriminadamente e impunemente.
Essas pessoas são moradoras da Ilha, da Vila do Abrão, nas casas localizadas nos pontos mais altos da vila, onde se podem ver várias gaiolas penduraddas em seus quintais, só ao caminhar pelas ruas. A cada dia caçam mais, sem o mínimo respeito pelo local onde moram, e pelos seus habitantes, sejam eles homens ou animais silvestres.
Já denunciei várias vezes, mas apenas uma vez vi uma ação de apreensão, de apenas UMA gaiola, das várias que o caçador tinha, e nenhuma ação foi feita contra o caçador, que continua agindo. Lamentável e triste! Mas tenho esperanças e espero que ações conjuntas como a que se inicia possam minimizar esses fatos.
Bernardo sexo
Rio de Janeiro
09/12/2008
Uma das Maravilhas do Estado do Rio de Janeiro e que também tem as suas 7 Maravilhas, a Ilha Grande finalmente parece ter encontrado o melhor rumo para se tornar a mais bela ilha do litoral brasileiro. Se as promessas e propostas apresentadas forem postas em prática, e se por de trás disso não houver outros interesses, está perto o dia em que poderemos armar a barraca e dormir sonhando com o caminho que vamos trilhar amanhã. A iniciativa da Fundação Vale tem tudo para ultrapassar o campo dos sonhos e se transformar em realidade.
O caminho será árduo já que o manejo de trilhas não se resume a cálculos de prancheta. Pelo contrário, é preciso ter disposição e preparo físico para suar a camisa vendo de perto os impactos, usar pás, picaretas e muito trabalho braçal para retirar troncos caídos, manter abertos os canais de drenagem da água, fazer escadas em locais íngremes, sinalização interpretativa, direcional e principalmente, educacional. Além de muitas outras considerações importantes.
Acertou o IEF em criar uma unidade de guarda-parques formada por soldados do Copo de Bombeiros, que além de altamente qualificados, podem inclusive ser promovidos. Muito diferente do que a contratação de algumas dezenas de guarda-parques para tomarem conta dos parques e reservas do Estado sem que tivessem uma carreira profissional saudável. A longo prazo, o envelhecimento dos guarda-parques e o natural cansaço físico com atividades que necessitam de grande esforço, vitalidade e saúde, acabariam por comprometer o orçamento e a qualidade dos serviços.
Diferente do que foi há 150 anos, quando D. Pedro II criou a corporação, os soldados do fogo da atualidade fazem muito mais do que apagar incêndios. Eles estão presentes nos acidentes automobilísticos ou com produtos químicos; nos resgates de vítimas de enchentes, perdidos nas matas ou no alto das montanhas; enfrentam qualquer mar para salvar vidas; dirigem ambulâncias e prestam primeiros socorros.
Parabéns ao qualificado grupo que se junta a corporação já atuante e que possamos ver muitos exemplos como o do Coronel Marco Silva, ou “coronel pingüim” como ficou carinhosamente conhecido, que não carregava uma mangueira, mas vestia uma sunga de banho. Certamente que os senhores usarão mais as botas, mas é isso o que a maioria dos que visita a Ilha gostam também de fazer. Espero nunca precisar ser resgatado, mas se for, agora não tenho mais dúvidas de que a mão amiga vai chegar e no ombro me carregar.
Meu anseio é o de que possamos ver a Ilha cada dia mais bela e que seja grande a nossa cooperação para isso. Não degradando, respeitando as leis e a cultura local, levando de volta as boas recordações e louco para voltar outra vez e ver tudo ainda mais lindo e preservado. Como disse o Ministro Carlos Minc: "A melhor defesa não é o não uso, é o bom uso".
Cláudio Ribeiro Longo sexo
Rio de Janeiro
08/12/2008
Fico feliz com a notícia, vamos salvar a nossa ilha enquanto e tempo,

>> Investimento       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados