logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Solar da Praia spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Porto Girassol spazio
lmenu4
col ilha grande
 História de Mangaratiba   
spazio
spazio
O nome Mangaratiba tem origem em "mangara"= ponta da banana e "tiba"=local onde existe abundância.
A história do município remonta do século XVI, mais precisamente à época da doação das Capitanias Hereditárias (1534). Os primeiros colonizadores quase nada conseguiram fazer, pois viviam sob a constante ameaça dos índios Tamoios.
Mangaratiba foi lar de uma das mais numerosas aldeias de Tamoios que se tem notícia. As aldeias eram construídas em zonas piscosas, terras cultiváveis e bosques, provedores de farta caça e ornamentos para adornos, utensílios e remédios.
Em 1616, Martim Afonso de Sá mandou trazer índios Tupiniquins catequizados (os Tamoios chamavam de Tunpiniquins seus inimigos) e com ajuda dos jesuítas estabeleceu aldeamentos, primeiro na Ilha de Marambaia e depois na Praia de São Brás, em Ingaíba. Em 1688, devido as fortes ressacas e inundações na área do Ingaíba, a população decidiu transferir o povoado para o Sítio onde ficava o antigo cemitério, e ali erigiram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Guia , substituída em 1795 pela Igreja que ainda está nesse local.
História de Mangaratiba
Cultura de Mangaratiba Com a cultura do café na região, a cidade tornou-se porto exportador do produto. Devido ao aumento da produção, foi necessária a abertura da primeira estrada de rodagem do país, inaugurada pelo Imperador D. Pedro II com a denominação de " Estrada Imperial", que existe até hoje como relíquia de uma época de opulência. O maior produtor de café da região era o Comendador Breves, cujas terras começavam ao lado do mar e terminavam em Minas Gerais. Foi uma época de esplendor com os lucros do café.
Mais tarde, com a construção das estradas de ferro foi desviada a produção de café do Vale do Paraíba para o Porto do Rio de Janeiro e por este motivo a região entrou em completa estagnação e decadência.
Mangaratiba tem mais de 400 anos de história. Mas seu aniversário é comemorado em 11 de novembro, quando em 1831 ela foi elevada à categoria de Vila.
O Padre Antônio Corrêa de Carvalho, Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Guia em 1821, foi eleito em 1832, com 120 votos, o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba, ou seja, o primeiro Governante do Município e cujas atribuições são hoje a do Prefeito. Na mesma eleição, o Padre Manoel Afonso Nogueira foi eleito Vereador.
Seu antigo nome era Vila de Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba.
Passado em Mangaratiba
Arquitetura antiga de Mangaratiba Só voltou a conhecer o progresso em 1914 com a Estrada de Ferro Central do Brasil, que passou a escoar as bananas produzidas aqui, e com a construção de várias casas de veraneio. A construção do Rodovia Rio-Santos ajudou a divulgar e aumentar o número de turistas na região, tanto que grandes empreendimento como o Hotel Portobello e o Club Mediteraneê se instalaram.
Até hoje, o turismo é a principal fonte de renda do Município



Marilene Silva Fontes sexo
Mangaratiba/Praia do Saco
14/08/2014
Conheci esta maravilhosa cidade há 22 anos atrás, através de meu esposo. Meu marido é nascido e criado aqui. Mas, por uns anos ele precisou trabalhar em São João de Meriti, onde me conheceu. Quando nos casamos viemos passar a Lua de Mel aqui. Pronto! Nunca mais quis sair dessa terra linda! fiquei apaixonada! Hoje, moramos aqui, estamos muitos felizes. Temos um filho que de 19 anos que ama também, esse lugar. Sou professora, trabalho agora no Centro de Ensino Fortaleza e sou contratada em Itaguai. Espero nunca sair daqui. Amo demais esta terra. Amo as prais, as ilhas, a serra, o ar , o clima... enfim, tudo o que tem aqui eu amoooooo
fabio moreira sexo
mg
11/09/2013
estou a trabalho nesta linda cidade, uma vista mais linda q outra e praias maravilhosa resumido um paraiso....
kakau sexo
conceiçao de jacarei rj
18/08/2013
adoro e moro em Mangaratiba ,mas tem um assunto que me incômoda muito não contam muito bem como foi as historias de seus bairros com surgirão e tudo mas ... focam muito só em Mangaratiba em si e ela não é só isso tem seu bairros e suas belezas que não são contadas separadamente.....gostaria muito de sabe como surgiu meu bairro com foi onde deu origem ....bj obrigada.....
Ivana sexo
N.Iguaçu
13/04/2013
Amo Mangaratiba, sinto-me em paz naquele lugar, não sei explicar ao certo porque, mais sinto.
Haysha sexo
?
10/03/2013
eu que pensava que erá há única que tinha uma historia em Mangaratiba, MANGARATIBA amoOo D+ esse lugar...! nãoo conheço muito bem, maais gosto por de mais da conta de láa ... apesar de morar longe eu vivo maais lá em pensamento de em que em minha própria casa ...! MANGARATIBA passei por muiits momentos feliz láa ... Se tuud der certoo ainda esse ano vou morar por láa Sozinha éee muiiito FELIZZ
hugo alecio sexo
mangaratiba
26/09/2012
lembro quando cheguei em mangaratiba foi amor a primeira vista, agradeço a Deus por ter me trazido pra cá pois vim pra mangaratiba com uma mão na frente e outra atras vim morar numa kitnet alugado q nem banheiro tinha no começo, trabalhei muito aqui pra conquistar tudo q tenho trabalhei muito de obra, jardinagem trabalhei no club med , porto bello que foram duas escolas pra mim aprendi muito hoje sou chef de cozinha trabalho embarcado numa empresa multinacional noroeguesa conquistei muitas coisas aqui minha casa, meu trabalho, carro amigos e comunhão com Deus tenho um filho q nasceu aqui e moro em mangartiba a 15 anos e daqui não saio e daqui ninguem me tira te amo mangaratiba.
evellyn sexo
mangaratiba
09/08/2012
adoro mangaratibaaaa!alem de eu morar em mangaratiba aconsselho a qual quer pessoas que pode vir que aqui tem paz,amor,compaixao,aqui tem tudo!
andrea de fatima da silva sexo
mangaratiba
13/06/2012
amo d mais essa minha querida cidade pra mim naõ tem outra igual,nasci aqui.fui mora fora mas eu era muito infeliz tem 8 anos q estou d volta minha vida agora é só felicidade
Roberto Pires sexo

12/05/2012
Estou apaixonado por Mangaratiba, e graças a Deus até o final deste ano 2012, estarei morando maravilhosamente no Sahy e me tornando um cidadão Mangaratibano contribuindo para o progresso deste maravilhoso Municipio. Obrigado Mangaratiba estou muito felizzzzzzzzzzz!!!!!!!!!
Júlia Bieber sexo
Mangaratiba
12/04/2012
Gooosttei uum poouco maas acho q poderia melhorar
ficaadica#
desconhecida sexo
rio de janeiro
28/02/2012
onde foi para o restante da historia da cidade.
cadê os livros que contava um pouco sobre o passado,onde foi parar, lembro quando tinha a biblioteca na praça de mangaratiba, havia um livro grosso e antigo que contava sobre a cidade....
isabe crisitna sexo
praia dosaco
08/11/2011
ALUGUEI UM KITNET EM MANGA (ASSIM QUE CARINHOSAMENTE EU A CHAMO),NOANODE 2009.E PORLÁ AINDA ESTOU.SOU APAIXONADA,SOU LOUCA PARA COMPRARUM TERRENINHO PORLÁ E FAZERMINHA CASINHA,GOSTARIA DE COMPRAR MAS E MUITO DIFICIL!!!ME DOI O CORAÇÃ,QUANDO EM UMA DE MINHAS CAMINHADAS,ME DEPARO COM CASAS JÁABANDONADAS A ANOS.ME DA UMA VONTADE LOUCA DE ENTRAR E LIMPAR TUDO PLANTAR UMAS FLORES,POXA SE ALGUEM TEM UMA DESSAS CASAS,DEIXA EU CUIDARDELA!!FAREICOM MAIORCARINHO!!!E QUEMSABE MAIS TARDE NÃO SEJA EU A FELIZARDADE COMPRA-LA!!!RSRSRSRS,BJS A TODOS!!!QUEM PUDER ME AJUDAR ESTOU ABERTA PARA NEGOCIOS!!!




ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados