logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Promoções Pousadas spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Lonier Praia Inn spazio
lmenu4
col ilha grande
 Guia de trilhas e caminhadas na Ilha Grande   
spazio
spazio
João Pereira Pontes é Guia Nacional de Turismo na categoria Excursão Nacional – América do Sul e Guia Regional do Estado do Rio de Janeiro sob registro nº. 1900244396-4 do Ministério do Turismo.
O João é carioca, tem 50 anos e há mais de 10 anos faz caminhadas e trilhas pelo Brasil. Guia ecológico e amante da natureza, realiza excursões com grupos de todas as idades para qualquer parte da Ilha Grande, Paraty e Rio de Janeiro.
Especialista nas trilhas da Ilha, conhece lugares e recantos que muitos nunca ouviram falar.
Veja a foto ampliadaGuia de trilhas João Pontes - Ilha Grande
Veja a foto ampliada
Além da Ilha Grande, João também é guia de travessias como as de Petropolis x Teresópolis, Caminho do Ouro, Trindade e Juatinga em Paraty, Sana e Aldeia Velha em Casimiro de Abreu, Bocaina (Pico do Frade), Agulhas Negras e Pico da Bandeira.
Sem falar nas caminhadas famosas e desconhecidas como as da Floresta da Tijuca, Pedra Branca, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Corcovado, Pão de Açúcar, Pontal do Recreio, Praias desertas de Guaratiba, Ibitipoca e Serra do Piloto.
João Pontes é tão respeitado e admirado pelos companheiros de profissão que o autor do livro Caminhos e Trilhas da Ilha Grande, José Bernardo, fez questão de deixar seu depoimento sobre o trabalho dele:
"Competência, responsabilidade, sobriedade, criatividade, companheirismo, ética profissional, disciplina, iniciativa, simpatia, liderança, além de tantas outras qualidades e virtudes, que acabam por fazer do João um especialista em trilhas e um zeloso e confiável companheiro de caminhada".
Veja a foto ampliada
Veja a foto ampliada
Capacitação Profissional:

- Técnicas de caminhada em grupo;
- Técnicas de Excursionismo;
- Ecossistemas Brasileiros;
- Noções de Espeleologia (grutas e cavernas);
- Esportes de aventura como escaladas;
- Recreação e Lazer;
- Relações interpessoais;
- Primeiros Socorros e prevenção contra animais peçonhentos
Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre este profissional de primeira, é só escolher qual maravilha da Ilha Grande você quer conhecer e marcar com o João. Divirta-se!

Obs: A melhor maneira de comunicação com João Pontes é através do e-mail.
E-mail: joaopontes@ilhagrande.org
Telefones: (24) 98816-9212 / (21) 98623-6312 ou (21) 99608-1987 (noite).

Veja mais no Facebook.
Veja a foto ampliada


Luiz Coelho Rala-Bota sexo
Niterói - RJ
19/01/2015
Grande João Pontes, esse é o guia que o grupo Rala-Bota Trekking recomenda por tratar-se de pessoa de extrema cordialidade, simplicidade e com grandes conhecimentos das trilhas em Ilha Grande. Já nos encontramos diversas vezes inclusive na grande travessia Petro-Terê outra especialidade do João Pontes. É sempre um prazer encontrá-lo e tirar dúvidas, aprender dicas e ouvir alguns de seus "causos" nas trilhas. Amigo de todos e amante "minhoca da terra" de Ilha Grande mando aqui um forte abraço em nome do grupo paramilitar Rala-Bota Trekking.
Salete Marinho sexo
Rio de Janeiro
25/12/2014
Eu conheço o João Pontes há quase 14 anos.
Ao longo desse tempo eu o vi se transformar de um caminhante amante das montanhas e da natureza como eu, em um competente e dedicado Guia!
Durante esse ano, eu tive a oportunidade de realizar com ele 4 roteiros super interessantes: A Gruta do Acaiá e o Pernoite no Pico do Papagaio ambos na Ilha Grande; O mais desafiador pra mim que foi a Travessia Teresópolis-Petrópolis; e recentemente o Saco Bravo em Paraty, onde ficamos baseados em Ponta Negra.
Em todos percebi o cuidado, a paciência e a dedicação dele para com as pessoas sob a sua responsabilidade.
A logística montada por ele para os roteiros é impecável, e o vejo sempre buscando novas maneiras para apriomar o que já é quase perfeito!
Alem disso, ele descobre cada cantinho, cada recanto, que muitos que realizaram os mesmos roteiros com outros guias passam batidos e não percebem.
Alie-se a isso a exclusividade de um Guia que carrega um fogareiro e uma cafeteira Italiana somente para proporcionar aos seus guiados, quando o cansaço e o frio lhe tiraram as forças, um delicioso café fresquinho... Isso é sem comentários!!! Falar mais o que???
Valeu Jonnhy!!! Em 2015 Volta na Ilha Grande, partiu???!!!!
Fernando Bertuol sexo
Buenos Aires - ARG
23/10/2014
Quem diria não é João, finalmente agente se encontrou! Guiar um grupo de 60 pessoas de diferentes países foi muito tranquilo para ti, admiro sua paciencia e humildade, foi fantástica nossa visita a Ilha, esperamos voltar logo e jogar aquele vôlei na praia! Obrigado por tudo. Forte abraço!
Bianor Neves sexo
Rio de Janeiro - RJ
20/10/2014
Para aproveitar ao máximo as trilhas na Ilha Grande a orientação de um guia experiente é imprescindivel, e o João é a pessoa indicada, pois não há lugar na Ilha que ele não conheça. Somente ele tem realmente preocupação em proporcionar o aproveitamento total do passeio aos amantes do trekking, explorando todos os mirantes, os melhores pontos de fotografia e proporcionar lembranças de paisagens inesquecíveis.
Mary Jimenez sexo
Nova Iguaçu
16/10/2014
Ah João, o q dizer da nossa caminhada pra Ponta Negra/Paraty ...simplesmente espetacular, super mega agradecida de vc ter me proporcionado conhecer ainda uma natureza preservada e única, nos guiou com toda maestria e competência. q venham outras
Raphael Pandolfo sexo
Rio de Janeiro
13/09/2014
Conheci o João através aqui do site e entrei em contato para saber a respeito da volta à Ilha. Peguei as informações e fui. Fizemos em 9 dias... e vou te falar, não é pra quem quer, é pra quem pode! Realmente é uma caminhada bem longa e cansativa, desafiante, difícil e perigoso em alguns trechos. Mas o visual, as paisagens, as vistas, as estadias e o mais importante, a atenção dada pelo João, fazem tudo valer muito a pena. Um guia mais que experiente e cuidadoso, que conhece cada cantinho desse lugar paradisíaco que é Ilha Grande! Mais uma vez obrigado pela volta e com certeza repetirei, e a quem perguntar, super indico!
Alice e Elcio sexo
Rio de Janeiro
26/07/2014
Parabéns João, a Travessia Petrópolis - Teresópolis foi espetacular! Nunca pensamos que veríamos o Dedo de Deus bem abaixo de nós. Linda paisagem. Passar pela BR Rio-Magé agora será diferente... Valeu!!
João Pontes sexo
Ilha Grande
27/05/2014
Ola Tainá.
Entre Parnaioca e Aventureiro tem duas praias, do LESTE e do SUL que ficam numa reserva biológica aonde é proibida a passagem humana, só pesquisadores e na Gruta do Acaiá, não tem nenhum problema, esta aberta para qualquer pessoa ir, claro que mediante ao pagamento da entrada que é de R$ 10,00, pois é num terreno particular.
Você vai encontrar pessoas que já passaram na reserva, por não respeitar, sendo que algumas já foram pegas pela fiscalização que existe e fica na Praia do Aventureiro, ok!
Guia João pontes
Marli Reis sexo
Santo Andre
26/05/2014
Estive na Ilha Grande semana passada e dentre outros passeios fiz a trilha Pico do Papagaio acompanhada pelo guia João Pontes. Foi fantástico, adorei a trilha e principalmente o profissionalismo, gentileza e paciência do João, procura sempre colocar um "algo mais" no passeio de forma a garantir que seja mesmo inesquecível. Ainda tivemos a sorte de encontrar com dois grupos de macacos.
Thayná sexo
Rio de Janeiro
26/05/2014
É verdade que a trilha para Parnaioca, Aventureiro e Gruta do Acaia estão proibidas? Queria fazer em Agosto/2014.
Carla y Marta sexo

04/05/2014
A caminhada com João é um dos melhores momentos que passam no Brasil, era como um sonho, encontramos o paraíso! Nós banhado em três praias, cada uma mais bonita que a anterior, foi incrível.
muito obrigada por tudo!

'no es más rico el que más tiene sino el que menos necesita'
João Pontes sexo
Ilha Grande
29/04/2014
Este depoimento é de uma caminhada a cachoeira e praia da feiticeira feita na semana passada .

João Pontes Adorei fazer trilha novamente com vc !! A Próxima será Pico do Papagaio!!!

Mag Coelho



ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados