logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Promoções Pousadas spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Lonier Praia Inn spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Farol dos Castelhanos   
spazio
spazio
Farol dos Castelhanos - Ilha Grande

O Farol dos Castelhanos está engastado no extremo Leste da Ilha, na Ponta dos Castelhanos, de onde guarda o portal de entrada da Baía da Ilha Grande.
Sua construção data do ano 1900, mas só em 1923 passou a funcionar com um sistema de iluminação importado da França o qual utilizava o querosene como combustível. Hoje, ainda usando a mesma tecnologia francesa, a fonte de alimentação é a energia elétrica, provida por motor-gerador. O gás butano alimenta o sistema de emergência.
Veja a foto ampliadaVista aerea do Farol dos Castelhanos
Veja a foto ampliadaHeliponto com vista do Farol dos Castelhanos
O termo farol tem origem da palavra grega faros, uma ilha próxima à cidade de Alexandria, onde no ano de 280 a.C, foi construída uma das sete maravilhas do mundo antigo: O Farol de Alexandria que fica situado na ilha de Faros (origem do termo farol), próxima ao porto de Alexandria no Egito.
Não há dúvida de que esta linda jóia que embeleza a Ilha Grande, luz de segurança para as embarcações e testemunha de tantas histórias de aventureiros, naufrágios e ondas gigantescas, têm tudo para ser uma das sete maravilhas, já que é ele quem mostra os caminhos do mar aos que atravessam o Atlântico em busca das praias paradisíacas desta Ilha mágica; além de sentinela aos imensos cargueiros que vêm em busca das nossas riquezas minerais.
Veja a foto ampliadaBelíssima vista da Ilha de Guriri de cima do Farol dos Castelhanos
Veja a foto ampliadaFarol dos Castelhanos e ao fundo a Ilha do Gururí
Lá de cima, o visual é maravilhoso e a natureza se revela espetacular. Pode-se ver a Ilha de Guriri, o Costão de Lopes Mendes e mais ao longe a Ilha de Jorge Grego.
O Farol dos Castelhanos pode ser alcançado por meio da trilha (T12) que se inicia na Praia de Pouso.
Nas cerca de seis horas de caminhada pesada, é difícil encontrar com alguém pelo caminho. Poucos se atrevem a fazer o percurso, um dos mais árduos da Ilha Grande.
A construção do farol aconteceu por volta do ano de 1900, continua firme mesmo com o passar dos tempos. Sua estrutura foi construída com o sistema de cantaria, sistema muito antigo que utilizava somente pedras e argamassa. O farol se tornou a linda jóia que embeleza a Ilha Grande.

Nas proximidades deste farol encantado, ao alcance dos seus olhos de cristais de quartzo, fica a enamorada de seu coração de bronze - A Praia dos Castelhanos. Conheça um pouco mais na próxima página.
Veja a foto ampliadaFarol dos Castelhanos - Ilha Grande


joao sexo
angra dos reis
02/02/2014
como militar da marinha, tenho o privilégio de todo ano passar um periodo guarnecendo o farol castelhanos, um dos lugares mais lindos do mundo!
Marina L. sexo
Rio de Janeiro
04/11/2013
Estive na trilha no dia 15 de outubro, e não aconselho. Ela está muito fechada e pouco demarcada. Na dúvida, resolvi voltar e não fazer. Uma pena :(
Sérgio Mendes sexo
São Gonçalo- RJ
20/10/2013
Saudades do por do sol e seu raro espetáculo que cria uma estrada no mar de um dourado único, da linha do horizonte até onde se posta o observador completamente fascinado.Anoitece e faz-se a luz potente e protetora de um número inimaginável de pessoas. Aquele que garante com seus cuidados que essa magia aconteça todas as noites aprecia, próximo ao farol um novo espetáculo do aparelho que produz a luz, muito semelhante a um grande diamante espargindo luzes coloridas que lembram o arco-iris. Esse privilegiado é considerado por leigos como um ser isolado de tudo e de todos, equivocadamente, porquê quem vive integrado à natureza e tem os privilégios já mencionados, entre outros, é uma pessoa em paz com o mundo. Boa noite Faroleiro, boa noite Farol Castelhanos.
Mauro Pinheiro sexo
Rio de Janeiro-RJ
12/04/2013
Como conseguir cartões postais do Farol Castelhano?
Rafael Moreira sexo
Rio de JANEIRO
04/02/2013
Amigo Marcos Vinícius. Seu depoimento é sem duvida impactante, mas a respeito do Dragão de Komodo no Brasil (Ilha Grande) atiça minha curiosidade, pois a evolução do Dragão de Komodo se originou na Àsia há cerca de 40 milhões de anos e migrou para a Austrália. Há cerca de 15 milhões de anos, uma colisão entre a Austrália e o Sudoeste Asiático permitiu que os varanídeos se deslocassem para o que é agora o arquipélago indonésio. Crê-se que o dragão de komodo se diferenciou dos seus ancestrais australianos há 4 milhões de anos, estendendo a sua área de distribuição para Este até à ilha de Timor. O fim da Idade do Gelo, com a subida dramática do nível da água do mar, formou as ilhas onde os dragões-de-komodo habitam, isolando-os nas sua área de distribuição atual. Acredito em alguma espécie de LAGARTO apenas, Pois vi em documentários da Discovery Channel sobre esses Dragões, eles correm em uma velocidade média de 20 a 30 km e se vc deparasse com um dele ha menos de 2metros, me caro, vc não teria tido essa oportunidade de descrever esse belíssimo depoimento. Más o Farol é sem dúvida belíssimo.
Alba sexo
São Jose dos Campos-SP
26/07/2012
Ola estarei visitando a Ilha Grande em outubro gostaria de saber como faço para conhecer e visitar o Farol dos Castelhanos??? Por favor como consigo mais informações??? Onde?
Aguardo resposta!

ilhagrande.org: Informações através do telefone (24) 3365-0365 (Capitânia dos Portos).
Marcos Vinicius sexo
Nova Iguaçu RJ
19/07/2011
Eu Tenho um ENORME orgulho em dizer que por diversas vezes tive o prazer de passar temporadas em Casteliano , é um lugar fora do normal ,tudo muito lindo e sem igual , aquela praia pequena e mansa meia tímida ,aquela natureza deslumbrante , como é bom se banhar e pescar naquelas águas , como é bom acordar com os gritos dos bugios , ver os micos e esquilos na arvore , eu tive até o prazer de ver á menos de 2 metros de distancia um DRAGÃO DE COMODO . (o caseiro que á 70 anos mora lá falou que era ) .EU AMO CASTELIANO
rodrigo da rocha alves sexo
nova iguaçu RJ
28/02/2011
muito bom saber que existem pessoas que ainda gostam de lugares assim como o farol ja faz uns 3 anos que conheço esse lugar muito bom de se passar as ferias vou la duas vezes por ano ficou na praia mais empre vou no farol quem sabe um dia nois se esbarra por la
Luan Cerqueria da Silva sexo
Aracaju-SE
22/12/2010
O melhor lugar que ja fiquei em toda a minha vida. Foi graças ao meu pai o SubOficial (FR) Helmiton Ferreira da Silva que eu passei minhas feria ae durante 4 anos, foi até então ele depois de 100 anos que colorio aquela placa em frente do farol e fez a ultima reforma 2008. 2005 2006 2007 2008 foram muito bons para minha vida e da minha familia ter conhecido o farol de catelhanos na ilha grande Angra dos reis.
lugar maravilhoso e impressionante .
Juliana Fernandes sexo
Brasília - DF
25/04/2010
Ah, o Farol... um dos meus sonhos há muito tempo!!! Passei meu aniversário na ilha, e um dos meus presentes foi esse, poder ver o Farol, e ainda ser agraciada com a visão maravillhosa que foram os dois bugios comendo... lindos! Nesse dia vi até uma tartaruguinha verde, linda!!! Chorei! Não tive como conter as lágrimas, já que a emoção tomou conta de mim! A Ilha é perfeita!
Sergio Mendes sexo
São Gonçalo RJ
29/11/2009
Tenho uma ligação muito grande com o Farol Castelhanos. Meu pai, o velho Moacyr serviu naquele farol onde fui gerado e nascí no percurso entre o farol a e cidade de Angra dos Reis. Aquela mangueira que aparece na borda esquerda de uma das fotos, foi plantada em 1939 pela minha mãe, Dna. Noêmia. O heliporto que aparece em outra foto foi escavado por mim, o José Carlos e o Nogueira, todos da guarnição. Já naquela época permitia pouso de helicópteros. Hoje concluído causa-me orgulho e certamente, aos meus colegas também. Poderia eu falar muito do Farol Castelhanos, de sua mata seus bichos, do clima gostoso, etc., mas só quem conhece aquele recanto maravilhoso pode avaliar suas belezas. Recomendo a quem for visitar o farol que não perca o por do sol. Deve ser apreciado da lanterna do farol que garanto um grande espetáculo. prova viva da existêñcia de Deus.

ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados