logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Guapuruvu spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Farol dos Borbas spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Enjôo em embarcações   
spazio
spazio
Sintomas Prevenção  
Andar de barco em passeio, viagens ou sair para pescar é um prazer, mas para quem enjoa esta sensação não é muito agradável.
Conhecido também por mal do mar ou náusea do mar, este fenômeno atinge até os mais experientes navegantes e é conhecido desde tempos remotos.
A menção mais famosa é datada de 600 a.C é de Anarcarsus: “Existem três tipos de pessoas: o vivo, o morto e o mareado”.
Barca que faz a travessia de Angra para a Ilha Grande
Ponta da proa de um saveiro fazendo passeio na Ilha Grande
O IlhaGrande.org separou pra você algumas informações e dicas importantes de como evitar este desconforto orgânico e apreciar ainda mais seu belo passeio a Ilha Grande.
Existem relatos de pessoas que navegam por mais de 10 anos e até hoje sentem enjôos, mas na maioria dos casos, o organismo das pessoas acaba se acostumando e esse desconforto some.
O enjôo é o distúrbio orgânico mais comum entre quem anda no mar. Nove em cada dez das pessoas que já foram ao mar experimentaram as suas conseqüências.
O enjôo acontece quando os olhos dizem ao cérebro que estamos parados e os ouvidos (labirinto) dizem que estamos nos movimentando, isto é igual a um curto circuito nos miolos. Portanto, o enjôo é causado por informações desencontradas que confundem o cérebro.
Foto de dentro de um saveiro na Baía da Ilha Grande
Veleiro Dalia na Baía da Ilha Grande
A cinetose (como é conhecida pelos médicos), também chamada de doença do movimento, consiste em uma progressão de sintomas que inicia com um mal-estar gástrico, evolui com náusea e finalmente culminam com vômitos.
Além dos efeitos gastrintestinais, há também uma sensação de calor, tontura, respiração rápida, salivação e dor de cabeça, associados com palidez e sudorese fria.


Graziela sexo
Rio de Janeiro
07/09/2014
Na primeira vez que eu fui passei muito mal, mas na segunda eu comprei um chiclete e foi tiro e queda. Não enjoei em momento algum.
Ana Lúcia sexo
Nova Iguaçu
21/03/2014
A primeira vez que fui a ilha grande foi em 2011, quase morri de tanto alimentar os peixes, uma passageira me deu bala halls foi o que me fez melhorar. Na volta chupei a bala a viagem toda, até dormindo. Vou novamente lá esse mês, jávou estocar a bala.
Ricardo sexo
São Paulo
02/01/2014
Um dica pra quem costuma ficar mareado em viagens de barco é passar xilocaína (pomada) atrás da orelha um pouco antes de sair.

O principio é o seguinte:


Tonturas, náuseas, eventualmente vômitos, palidez e suor podem ocorrer em veículos em movimento. Quando enjoamos em um barco ou navio, isso resulta do conflito de informações entre os sensores. O Máximo do conflito ocorre quando nos encontramos sentados em uma sala interna de um navio. Como não há janelas, os nossos olhos informam que estamos parados. O nosso sistema proprioceptivo (músculos e articulações) também informa que estamos parados. Mas os labirintos continuam informando que estamos em movimento. Algumas pessoas são mais sensíveis a esse conflito de informações.

Isto é conhecido como Cinetose, ou mal do movimento e tem origem labitintica.

O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio. (conhecido popularmente por atrás da orelha).

Ao "anestesiarmos" o labirinto, o mesmo passa a não informar mais que estamos em movimento, cesando os sintomas.
Rosângela Antunes sexo
niterói
26/07/2013
Moro em Niterói e toda vez q faço a travessia Rio- Niterói fico enjoada,com dor de cabeça, doida q chegue logo. Em junho compramos um pacote para Ilha Grande, pensei q seria horrível a viagem,mas para minha surpresa: Não enjoei!!. A paisagem é tão linda, eu levantava para fotografar tudo. Esqueci do desconforto e curti a viagem. Em breve visitarei a Ilha novamente e tomara que: sem ficar MAREADA!!!
Ricardo sexo
RIO DE JANEIRO
15/05/2013
Sou mergulhador comercial.. já trabalhei embarcado em navio a mais de 10 anos .. ai vai a dica.. não existe vc vai passar mal mesmo pq toda vez q embarco passo mal .. infelizmente não existe remédio ou simpatia pra isso...
ZENILDA CASTRO sexo
RIO DE JANEIRO
02/08/2012
Fui para Ilha Grande em maio de 2004 na lua de mel .Só tive enjoo no bus .Na barca a vista é tão linda que não tive nada.A ilha é maravilhosa inesquecível.
 sexo
Rio de Janeiro
10/04/2012
Viajei para a Ilha Grande pela primeira vez em out/09 em lua de mel. Meu querido esposo, "pescador experiente" me orientou a olhar fixamente para o horizonte. Mas estava noite, chovendo e o mar muito agitado. Perdemos a barca e fomos de saveiro, eu ainda estava com o penteado de noiva e tinha arroz no cabelo... quando de repente só o vejo ficando vermelho, roxo, azul.... o coitado estava mareando rsrsrsrsr de tão nervoso e preocupado comigo. Conto essa história té hoje pros amigos. Crente que ia me impressionar, se arrasou... kkkkkkkk
JORGE GUEDES sexo
Rio de Janeiro - Guadalupe
20/09/2011
É tão simples que parece brincadeira, mas é muito sério mesmo, é só viajar bebendo cerveja que vc não vai marear(enjoar), pode fazer e depois confirmarem aqui neste portal.
paulo freitas sexo
itaipu niteroi rj
27/01/2011
galera muito bom dia ! trabalho em plataformas de extraçao de petroleo , e a melhor dica e se passar mal na viagem e colocar tudo pra fora mesmo e antes de embarcar e esta com o estomago bem leve, frutas e sucos naturais sao mais bem vindo ao estomago nesta hora, e atodos boa viagem e lembrem-se de efetuar a viagem com segurança e coletes salva-vidas a todos. abraços
Cristina sexo
São João de Meriti
05/01/2011
Olá,
Vocês explicaram o porque do enjôo,mas não como evitar ou ameniza-lo.Como enjôo até no ônibus minha dica é: bala,viajar com um estoque delas, enquanto o doce está na boca a senção diminui.Só não vale jogar o papaelzinho no mar...
Cizinha sexo
campinas
26/12/2010
Estaremos embarcando 13/1...nao vejo a hora ( sera minha 16 vez ).....da para imaginar como amo este lugar nao é? Fiz alguns passeios com o pai de uma amiga que tem um veleiro e passava muuuito mal.....entrei em mil sites e em um deles, descobrimos o remedio Estrugeron.... se vc tem qualquer problema de saúde, fale antes com seu medico, mas se esta td bem.....tome um pela manha e outro no meio da tarde.....o barco pode pegar maremoto e vc nao sente nadinha...nadinha.....eu cansei de "alimentar os peixes" e passar cada vergonha...agora tomo este remedinho magico e nao sinto nada.....tb nao pode beber alcool hem??? beijos e boas navegadas!!
Daniel Cananéa sexo
Angra dos Reis
06/04/2010
Amigos mareados, a grande dica:
Fixe seu olhar na linha do horizonte.
Simples assim, pois apesar do barco estar balançando - e por consequência você também - a linha se mantém imóvel, delineando o horizonte a sua frente.
Abs



>> Prevenção       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados