logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Solar da Praia spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Porto Girassol spazio
lmenu4
col ilha grande
 Enjôo em embarcações   
spazio
spazio
Sintomas Prevenção  
Andar de barco em passeio, viagens ou sair para pescar é um prazer, mas para quem enjoa esta sensação não é muito agradável.
Conhecido também por mal do mar ou náusea do mar, este fenômeno atinge até os mais experientes navegantes e é conhecido desde tempos remotos.
A menção mais famosa é datada de 600 a.C é de Anarcarsus: “Existem três tipos de pessoas: o vivo, o morto e o mareado”.
Barca que faz a travessia de Angra para a Ilha Grande
Ponta da proa de um saveiro fazendo passeio na Ilha Grande
O IlhaGrande.org separou pra você algumas informações e dicas importantes de como evitar este desconforto orgânico e apreciar ainda mais seu belo passeio a Ilha Grande.
Existem relatos de pessoas que navegam por mais de 10 anos e até hoje sentem enjôos, mas na maioria dos casos, o organismo das pessoas acaba se acostumando e esse desconforto some.
O enjôo é o distúrbio orgânico mais comum entre quem anda no mar. Nove em cada dez das pessoas que já foram ao mar experimentaram as suas conseqüências.
O enjôo acontece quando os olhos dizem ao cérebro que estamos parados e os ouvidos (labirinto) dizem que estamos nos movimentando, isto é igual a um curto circuito nos miolos. Portanto, o enjôo é causado por informações desencontradas que confundem o cérebro.
Foto de dentro de um saveiro na Baía da Ilha Grande
Veleiro Dalia na Baía da Ilha Grande
A cinetose (como é conhecida pelos médicos), também chamada de doença do movimento, consiste em uma progressão de sintomas que inicia com um mal-estar gástrico, evolui com náusea e finalmente culminam com vômitos.
Além dos efeitos gastrintestinais, há também uma sensação de calor, tontura, respiração rápida, salivação e dor de cabeça, associados com palidez e sudorese fria.


Ana Lúcia sexo
Nova Iguaçu
21/03/2014
A primeira vez que fui a ilha grande foi em 2011, quase morri de tanto alimentar os peixes, uma passageira me deu bala halls foi o que me fez melhorar. Na volta chupei a bala a viagem toda, até dormindo. Vou novamente lá esse mês, jávou estocar a bala.
Ricardo sexo
São Paulo
02/01/2014
Um dica pra quem costuma ficar mareado em viagens de barco é passar xilocaína (pomada) atrás da orelha um pouco antes de sair.

O principio é o seguinte:


Tonturas, náuseas, eventualmente vômitos, palidez e suor podem ocorrer em veículos em movimento. Quando enjoamos em um barco ou navio, isso resulta do conflito de informações entre os sensores. O Máximo do conflito ocorre quando nos encontramos sentados em uma sala interna de um navio. Como não há janelas, os nossos olhos informam que estamos parados. O nosso sistema proprioceptivo (músculos e articulações) também informa que estamos parados. Mas os labirintos continuam informando que estamos em movimento. Algumas pessoas são mais sensíveis a esse conflito de informações.

Isto é conhecido como Cinetose, ou mal do movimento e tem origem labitintica.

O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio. (conhecido popularmente por atrás da orelha).

Ao "anestesiarmos" o labirinto, o mesmo passa a não informar mais que estamos em movimento, cesando os sintomas.
Rosângela Antunes sexo
niterói
26/07/2013
Moro em Niterói e toda vez q faço a travessia Rio- Niterói fico enjoada,com dor de cabeça, doida q chegue logo. Em junho compramos um pacote para Ilha Grande, pensei q seria horrível a viagem,mas para minha surpresa: Não enjoei!!. A paisagem é tão linda, eu levantava para fotografar tudo. Esqueci do desconforto e curti a viagem. Em breve visitarei a Ilha novamente e tomara que: sem ficar MAREADA!!!
Ricardo sexo
RIO DE JANEIRO
15/05/2013
Sou mergulhador comercial.. já trabalhei embarcado em navio a mais de 10 anos .. ai vai a dica.. não existe vc vai passar mal mesmo pq toda vez q embarco passo mal .. infelizmente não existe remédio ou simpatia pra isso...
ZENILDA CASTRO sexo
RIO DE JANEIRO
02/08/2012
Fui para Ilha Grande em maio de 2004 na lua de mel .Só tive enjoo no bus .Na barca a vista é tão linda que não tive nada.A ilha é maravilhosa inesquecível.
 sexo
Rio de Janeiro
10/04/2012
Viajei para a Ilha Grande pela primeira vez em out/09 em lua de mel. Meu querido esposo, "pescador experiente" me orientou a olhar fixamente para o horizonte. Mas estava noite, chovendo e o mar muito agitado. Perdemos a barca e fomos de saveiro, eu ainda estava com o penteado de noiva e tinha arroz no cabelo... quando de repente só o vejo ficando vermelho, roxo, azul.... o coitado estava mareando rsrsrsrsr de tão nervoso e preocupado comigo. Conto essa história té hoje pros amigos. Crente que ia me impressionar, se arrasou... kkkkkkkk
JORGE GUEDES sexo
Rio de Janeiro - Guadalupe
20/09/2011
É tão simples que parece brincadeira, mas é muito sério mesmo, é só viajar bebendo cerveja que vc não vai marear(enjoar), pode fazer e depois confirmarem aqui neste portal.
paulo freitas sexo
itaipu niteroi rj
27/01/2011
galera muito bom dia ! trabalho em plataformas de extraçao de petroleo , e a melhor dica e se passar mal na viagem e colocar tudo pra fora mesmo e antes de embarcar e esta com o estomago bem leve, frutas e sucos naturais sao mais bem vindo ao estomago nesta hora, e atodos boa viagem e lembrem-se de efetuar a viagem com segurança e coletes salva-vidas a todos. abraços
Cristina sexo
São João de Meriti
05/01/2011
Olá,
Vocês explicaram o porque do enjôo,mas não como evitar ou ameniza-lo.Como enjôo até no ônibus minha dica é: bala,viajar com um estoque delas, enquanto o doce está na boca a senção diminui.Só não vale jogar o papaelzinho no mar...
Cizinha sexo
campinas
26/12/2010
Estaremos embarcando 13/1...nao vejo a hora ( sera minha 16 vez ).....da para imaginar como amo este lugar nao é? Fiz alguns passeios com o pai de uma amiga que tem um veleiro e passava muuuito mal.....entrei em mil sites e em um deles, descobrimos o remedio Estrugeron.... se vc tem qualquer problema de saúde, fale antes com seu medico, mas se esta td bem.....tome um pela manha e outro no meio da tarde.....o barco pode pegar maremoto e vc nao sente nadinha...nadinha.....eu cansei de "alimentar os peixes" e passar cada vergonha...agora tomo este remedinho magico e nao sinto nada.....tb nao pode beber alcool hem??? beijos e boas navegadas!!
Daniel Cananéa sexo
Angra dos Reis
06/04/2010
Amigos mareados, a grande dica:
Fixe seu olhar na linha do horizonte.
Simples assim, pois apesar do barco estar balançando - e por consequência você também - a linha se mantém imóvel, delineando o horizonte a sua frente.
Abs
Priscila sexo
RJ
26/03/2010
Nada como um DRAMIN antes de embarcar... te dá um sono e como ele é pra enjôo, vc fica tranquilo!



>> Prevenção       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados