logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Riacho Doce spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Paraíso Ilha Grande spazio
lmenu4
col ilha grande
 Ecomuseu da Ilha Grande - Museu do Cárcere   
spazio
spazio
Inauguração Ecomuseu  
O ECOMUSEU ILHA GRANDE - Museu do Cárcere foi inaugurado dia 05 de junho de 2009, pelo do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
As portas do Ecomuseu, situado na Vila de Dois Rios, foram abertas à visitação no dia 21 de junho com uma bela exposição de fotos, documentos, objetos e equipamentos do antigo Instituto Penal Cândido Mendes (IPCM).
Veja a foto ampliadaGovernador Sérgio Cabral inaugurando o Ecomuseu da Ilha Grande
Veja a foto ampliadaProfessora Miriam Sepúlveda agradecendo o apoio de todos
O museu também conta com a exposição permanente do antigo forno à lenha, que era utilizado para fazer pães e broas para os presos e para moradores de Dois Rios, e duas grandes máquinas de misturar massa de pão, utilizadas na época.
A padaria foi o primeiro módulo a ser inaugurado, que tem como proposta, recuperar toda a fachada frontal do antigo IPCM, a implementação do Centro de Informações, de um Parque Botânico, da Casa da Vila e de um Centro Multimídia.
O Museu do Cárcere é uma iniciativa do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ceads/Uerj) através da professora Míriam Sepúlveda e das museólogas Viviane Wermelinger e Gabriela Faria.

Míriam Sepúlveda destaca que o resgate histórico do sistema penal brasileiro é fundamental nessa primeira fase da inciativa. "Estamos abrindo o Museu do Cárcere com a exposição 100 anos de História da Colônia Prisional (1894-1994), resgatando a importância do espaço que abrigou presos políticos importantes da época".
Veja a foto ampliadaExposição permanente do Ecomuseu em Dois Rios
Veja a foto ampliadaExposição de objetos e documentos dos presos
O projeto final prevê a ligação da Vila do Abraão com o museu, não só através da estrada, mas também com o uso da Lancha Tenente Loretti, que será recuperada para que seja feito o transporte de turistas até Dois Rios.

"O museu representa a recuperação da uma história de 100 anos, não só do presídio, mas da história política brasileira". Afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que também participou da inauguração.
O Ecomuseu Ilha Grande - Museu do Cárcere pode ser visitado de terça a domingo de 10h as 16h .
É possível agendar visitas (15 dias de antecedência) para grupos fechados com direito a transporte às SEXTAS-FEIRAS (somente para grupos de escolas, organizações sociais, grupos de guias etc).

Endereço: Rua Amapá, s/nº - Vila Dois Rios.
A entrada é gratuita.
Agendamento e informações:
Tel: (24) 3361-9049 ou (21) 2587-7124.
E-mail: ecomuseu@uerj.br
Veja a foto ampliadaEquipe de coordenação do projeto - Gabriela Faria, Míriam Sepúlveda e Viviane Wermelinger


Vivianne Macedo Cordeiro sexo
Rio De Janeiro
01/10/2014
Gostaria de saber como faço para chegar ao museu a partir da Vila do Abraão.

ilhagrande.org: Caminhando por uma trilha de 3h.
jairo francisco sexo
recife
15/09/2011
Sou estudante de Museologia da UFPE - Recife e tenho um projeto para criação do 1° Ecomuseu pernambucano. Gostaria de sua orientação no sentido da efetivação desta idéia. Abç. Jairo Francisco.
jairo francisco sexo
recife
20/07/2011
Gostaria de parabenizá-los pela belíssima ideia.
Sou estudante de Museologia da Ufpe-Recife, tenho um projeto/ideia semelhante para criação de ecomuseu em nosso estado, seria muito grato se, com sua experiência, pudessem me orientar para que possa concretizar este projeto.
Saudações, Jairo Francisco.
Fred Joi da Conceição sexo
Salvador
05/02/2011
Parabéns, é assim que se constrói a memória de uma nação e não deixa cair no esquecimento fatos que marcaram momento de tristeza, de dor, mas de esperança dos que viveram sobre a tortura dos seu pensamentos.
IVAN VIEIRA DECARVALHO sexo

05/12/2010
ATUALMENTE, SOU LOTADO NO SANATÓRIO PENAL, MAS TIVE O ORGULHO DE TRABALHAR NO AMBULATÓRIO DO PRESÍDIO CÂNDIDO MENDES, EM 1983/1984, TENDO, INCLUSIVE, ENTREGUE ALGUMAS FOTOS, PARA UMA COLEGA QUE É LOTADA NO SP,E, ESTÁ ENVOLVIDA NESTE MARAVILHOSO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA MEMÓRIA DO PRESÍDIO QUE, NA MIMHA OPIONIÃO, NÃO DEVERIA TER SIDO DESATIVADO.PARABÉNS PELO PROJETO.
ANTONIO PEREIRA DE SOUZA NETO sexo
PETRÓPOLIS-RJ
27/10/2009
Achei maravilhoso e importante que se resgate a história da minha querida Dois Rios. Sou fulho de ex-funcionário, MILTON PEREIRA DE SOUZA, que alí chegou transferido de Fernando de Noronha em 1942, tinha eu 6 anos nessa época. Esses funcionários com seus familiares viriam constituir a célula mater do novo presídio.
Gostaria, portanto que as Jovens Mirian, Gabriela e Viviane, coordenadoras do Projeto, focassem também os antigos funcionários ainda vivos e seus familiáres (muitos nasceram lá) que certamente possuem documentos e fotos da época. Vale apenas pesquisar.
Mais uma vez , meus parabéns .
Káthia Junqueira sexo
Rio de Janeiro
15/06/2009
A todos nós que acompanhamos, ainda que de longe, os esforços empreendidos por toda a equipe envolvida, resta a certeza do trabalho bem realizado.
Parabéns pela realização.
Paulo Crispim sexo
Nova Iguaçu
10/06/2009
Eu que tanto torci pela inclusão de Dois Rios entre as mais belas da Ilha Grande agora dou meus Parabéns pelo resgate da historia de Dois Rios que acho um dos lugares mais lindo que conheço valeu.
newson martins de souza sexo

08/06/2009
Gabi:
Parabéns pelo trabalho finalizado.Espero visitar brevemente.
Crisina Junqueira sexo
Rio de Janeiro
08/06/2009
Parabéns pelo belo trabalho e pela iniciativa de resgate e preservação histórica .

>> Ecomuseu       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados