logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Promoções Pousadas spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Lonier Praia Inn spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Cultura e História do Aventureiro   
spazio
spazio
Cultura História  
Desde os primeiros anos da colonização até os dias de hoje, a comunidade caiçara do Aventureiro pouco mudou, embora suas atividades relacionadas à exploração dos recursos naturais: pesca e agricultura de subsistência, tenham cedido lugar para o turismo inclusivo, já que por ser uma reserva, tais atividades do passado não puderam mais ser praticadas no limite da unidade de conservação.
Veja a foto ampliadaCanoas e redes de pesca compondo o visual da Praia do Aventureiro
Veja a foto ampliadaTraineira de pesca do Aventureiro perto da Pedra da Espia
A Praia do Aventureiro, por seu isolamento, abriga uma comunidade de pescadores que preservou até os nossos dias a cultura caiçara, e é um dos últimos lugares onde existem os remanescentes deste grupo em nossa região.

O raro contato com outras culturas proporcionou ao homem caiçara uma perfeita integração com a natureza. Utilizando os recursos do seu próprio meio, criou um modo peculiar de vida onde o homem e a natureza vivem em completa harmonia.
Vivendo entre o mar e a montanha, os aventureiros deste paraíso pescam e cultivam a terra.
Canoas sobre rolos, prestes a lançar ao mar em busca de peixes, remos gastos por causa do uso, abandonados pelas tintas que os cobriam com o colorido peculiar da arte caiçara, convivem em contraste com ferramentas de lavrar a terra.
Moradora do Aventureiro na varanda de casa apreciando o espetaculo da natureza
Veja a foto ampliadaCasas de moradores na Praia do Aventureiro na Ilha Grande
Redes descansam abertas na praia entre uma pesca e outra, crianças brincam com pequenos gravetos e outros objetos que o mar as presenteou em suas marés.
Todo este cenário pode ser visto na Praia do Aventureiro, mas nem todos que visitam a praia sabem da importância e do valor histórico desta cultura, que hoje passa a ter um contato maior com o homem urbano.
Para sobreviver, muitos pescadores passaram a usar seus barcos de pesca para transportar turistas e suas casas simples e aconchegantes, onde antes se fabricava a farinha de mandioca e o peixe com banana preparado no fogão à lenha, foram transformadas em abrigo aos visitantes, que, pela tradição caiçara, são tratados como se membros da família fossem. Vista da pequena vila de pescadores do Aventureiro


luciana sexo
sao paulo
30/12/2013
Frequento a Ilha desde 1997 e infelizmente a ganância e a falta de infra estrutura e políticas de preservação estão literalmente acabando com A ilha. cada ano q retorno observo mais pousadas mais comércio menos cuidado com o meio ambiente..fora a falta de cuidado e educação dos turistas.o rio q corta a vila está poluído!?PRAIAS Q antes eram restritas São compradas por empresários cercada e as pessoas q visitam deixam lá lixo. Enviei algumas vezes e_mail para prefeitura anGra mas claro q nd adiantou...quem sou eu...porém não posso deixar de relatar q a última vez q estive na vila ..fiquei olhando td aquilo e me deu um grande aperto no coração e pior uma certeza q a tendência é só piorar
Daniela Andrade sexo
Petrópolis
19/05/2013
Tanta gente falando mal da Ilha, dizendo que eh um campo minado de cocô de cachorro,e blah,blah,blah! Ninguém se incomoda com a sujeira que eh deixada por nós,seres humanos,afinal de contas,se o problema maior da Ilha com relação a sujeira fosse simples cocô de cachorro,estaria ótimo,afinal,eh orgânico e não leva milhares de anos para se decompor! Vi MUITO MAIS latinhas de cerveja e sacos plásticos largados do que cachorros na Ilha... A colega acima citou CARROCINHA pros cachorros na Ilha...Sinceramente!Se tanto incomoda animais soltos e.tá tão ruim e sujo, vc tem a simples opção de não voltar e curtir outros lugares que lhe parecer mais conveniente!
cleid sexo

28/06/2012
esse lugar maravilhoso que só conheci atraves de uma pessoa maravilhosa, que hoje se transformou em meu noivo. A beleza e a magia desse lugar me proporcionou um encantamento onde nunca esqueci cada lugar em que pisei, passei cinco dias nessa praia linda e maravilhosa, ela me fez ter um olhar diferente para a natureza, aprendi a respeitar e amar...com certeza ela me trouxe muita felicidade e breve estarei voltando.
Daniel sexo
Niteroi
10/02/2012
to chegando em aventureiros proxima sexta!!!
Sério e Márcia sexo
Campo Grande RJ
09/09/2011
Fomos a Aventureiro de Provetá, naquela inesquecivel caminhada pela trilha 9! Aí, a trilha não é pra "Aspirante" Não e sim só pra "Caveira"!! TOTALMENTE TREMENDO!!! DEUS É FIEL!
Edu sexo
Duque de Caxias
21/01/2011
Esse lugar é magico, totalmente diferente d todos já conheci, a integração homen-natureza é uma coisa q todos deverião desfrutar( talvez o mundo não estaria deste modo ao qual estamos vendo) e sempre lenbrando . . . De janeiro a janeiro tbm tem aventureiro . . . aventureiro é meu lugar !!!
saudades !!!
helena gorcs sexo
sao paulo
30/12/2010
Pois é sou frequentadora da ilha a 15 anos e vi muita coisa mudar e lugares serem destruídos com a tal especulaçao turística e a desenfreada chegada de pessoas " de fora", ou seja de outros estados, que consequentemente cada vez mais compromete o estado de preservaçao da ilha, uma vez que vêem somente com o intuito de trabalhar e nao têem nenhuma preocupaçao com o meio ambiente pelo simples fato de nao amarem o local e desconhecerem por completo o assunto. Ou seja um problema de educaçao que compromete a cultura caiçara que já faz mais de anos que perdeu a sua essência e se agora estao tentando resgatar é porque a situaçao é bastante alarmante. O trabalho com os nativos deve ser intenso e priorizar à educaçao ambiental e turística porque de turismo sejamos sinceros precisam de um auxílio uma vez que basicamente sobrevivem disso, ou melhor, nao estao fazendo nenhum favor a nós turistas. No Aventureiro, meu lugar predileto o filho mais velho da Janete esposa do luis e pessoa maravilhosa a qual respeito e admiro muito, constroi pequenas réplicas de traineras que sao sinceramente preciosas. É isso aí o recado tá dado só faltam açoes e que às autoridades olhem de verdade para o real problema da ilha que seriam os novos moradores que vêem de fora, trabalho de conscientizaçao com os nativos e carroçinha pros cachorros de rua que praticamente sao todos, pois isso dá nojo de caminhar pelas ruas do abraao.
atitudes já!
andrea feudal sexo
rio de janeiro
30/12/2010
Realmente é muito bonita e importante à cultura caiçara, o que hoje infelizmente já nao é o caso do aventureiro e estou atè bastante contente de estar lendo que felizmente impuseram regras voltadas à preservaçao do aventureiro e de toda ailha grande. Porque quem conhece à ilha está cansado de saber que o pior inimigo dela nao vem de fora e sim de dentro. E isso nao é nenhum tipo de preconceito nao e sim preocupaçao, pois o trabalho de conscientizaçao deve ser maçivo e priorizar os moradores que com tanto progresso creio que acabaram perdidos com as ilusoes do continente... Amo esse lugar e é por isso que me sinto na obrigaçao de defendê-lo. Em 2009 passei um mês e meio no Abraao e me deu foi é muita pena, pois as ruas sao um campo minado de coco de cachorro, na praia da júlia cansei de presenciar moradores dando banho com shampoo em seus cachorros e à parte presenciei um cachorro da raça buterrier matar um outro cachorro. bom, mais ou menos esse é o cuidado que tem os moradores com a sua ilha sem falar nos rios quedesembocam no mar que e o mais triste, pois limpam o peixe e jogam a sujeira ali mesmo dentro do rio. Outro assunto seria os "grandes hoteis" que lançam a fossa diretamente no mar, mas isso nao precisa autorizaçao nao é verdade?!
Karla Kremer sexo
Duque de Caxias
20/12/2009
Existe algo de mágico na atmosfera daquele lugar, que vai além da beleza das praias e da população Caiçara. É algo forte que faz lágrimas virem aos olhos quando depois de muito tempo você revê fotos ou ouve alguém falar com entusiasmo de Aventureiro. Saudades da prancha em frente ao camping, do Perninha fazendo bagunça e promovendo com outras pessoas a mais linda passagem de ano na minha vida. Lá o Sol é mais bonito e o som do violão é mais profundo. O acolhimento dos moradores é inigualável.
Eduardo Dusurf sexo
Vitoria / ES
16/11/2009
Aloha... Já conheci metade da ilha a pé sentido Abraão * Dois rios e Abraão * Lopes Mendes, novo projeto a pé agora é de Abraão até Aventureiro. Consigo me cadastrar em aventureiro ? Pois irei de Mangaratiba para abraão.
dusurfbb@hotmail.com
Aline Dias sexo
Rio de Janeiro
07/04/2009
Eu sou apaixonada por esse lugar!!!!!!!!!!é a praia mais linda que já conheci!!
Danielle sexo
rio de janeiro
06/02/2009
E maravilho,belo e um otimo lazer para familia.Meus pais ainda moram lar Tatu e Maria bjs pra todos.



>> História       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados