logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Mara e Claude spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Guapuruvu spazio
Veja a Promoção..
lmenu4
col ilha grande
 Água-Viva da Ilha Grande   
spazio
spazio
Água-Viva Marinha Curiosidades Música e poesia  
A Ilha Grande é um lugar privilegiado para se observar estes seres aquáticos.
As águas-vivas marinhas são grande consumidoras de peixes. Chegam a comer até 4 peixes de porte pequeno por hora.
Elas parecem uma geléia transparente, pois 95 % do organismo é composto por água. São arredondadas, movem-se lentamente e têm um mecanismo de defesa muito especial... queimam quem pisar ou tocar nelas.
Os cientistas chamam águas-vivas de medusas, e explicam que elas pertencem ao grupo Filo cnidária. Pode parecer estranho, mas elas são parentes dos corais e das anêmonas. Têm a mesma estrutura: um corpo em forma de saco, com uma única abertura, sem cérebro, coração ou pulmões.
Água Viva Marinha
Veja a foto ampliadaFoto da Água Viva na Ilha Grande
Na Ilha Grande encontramos esses seres marinhos com alguma freqüência. Somente se afaste se por acaso esbarrar com alguma delas por aí, pois elas não são velozes e não atacam.
As espécies mais comuns no Brasil são Aurelia e Chrysaora. Os acidentes mais graves são com Chiropsalmus quadrumanus.

As águas-vivas estão entre os mais antigos habitantes da Terra. Seus ancestrais surgiram há uns 700 milhões de anos! Até hoje, descobriram-se mais de nove mil espécies de medusas.
O verão é a estação em que elas se reproduzem, por isso elas aparecem mais nas praias neste período.
Possuem forma de medusa, lembrando um guarda-chuva aberto, com a bica situada na parte inferior, onde também ficam os tentáculos. Seu tamanho varia muito de uma espécie para outra. Algumas podem ter mais de dois metros de diâmetro.
A reprodução das águas-vivas é feita atravez da liberação de óvulos da fêmea no mar, que são fertilizados pelo macho.
Algumas espécies adotam o embrião, como numa gravidez, até que o ovo se transforme em larva. Uma medusa leva até 2 anos para chegar à fase adulta.

Lembre-se: a água-viva só queima quando se você tem contato com seus filamentos, isto é, se você pisar ou encostar nela.
Por isso, ao chegar numa praia que não conhece, consulte o salva-vidas ou gente da região para saber se elas são comuns no local, pois o contato pode ocasionar reações alérgicas.
Água Viva próxima a superfície
Veja a foto ampliadaFoto da Água-Viva se preparando para comer
Se a queimadura acontecer, nunca lave o local com água doce, pois isso ativa as substâncias venenosas. Use água do mar ou soro fisiológico.
Depois, com pele ainda molhada, jogue um pouco de areia seca mas, não esfregue. Deixe por alguns minutos. Retire devagar a camada sobre a queimadura e procure orientação médica.
Luiz Alonso Ferreira, biólogo marinho do Museu do Mar, dá mais uma dica: além destes cuidados, pode-se aplicar compressas geladas ou/ e cremes corticóides sobre a queimadura.


PAULA CYRUS sexo
EUA
06/12/2014
GOSTEI MUITO EXPLICA BASTANTE BEM SABE EU SOU BRASILEIRA E ADOREI... AMEI
clara sexo
são jose
23/09/2014
e muito legal para o meu projeto na escola
vivi sexo
balneario camboriu
08/08/2014
oi eu tenho 11 anos, e adorei essa pagina, e tenho uma história pra contar sobre aguas vivas, de um dia q fui em q eu fui em uma praia e vi umas melecas na areia chamei, a minha irmã ela ñ sabia bem o q era e um homem disse q eram aguas vivas e disse pra mim joga-las na agua, e sem querer esbarrei, em uma e ñ senti nada, e elas eram bem pequenas ñ consegui jogar todas, pois já estava indo embora, mas o menino e as duas meninas q estavam brincando comigo me falaram q iam joga-las na agua, mas elas ñ pareciam com aguas vivas, sei q algumas ñ tem aqueles trequinhos q tem debaixo dela, e eram transparentes, a maior q eu vi tinha acho q uns 4 ou 3 cm ou menor, nos colocamos elas na agua e agente queria velas na agua ver se eram aguas vivas mesmo mas ñ dava pra ver nada só agua e algumas conchas eu tentava ver elas mais ñ via nadinha de nada se elas eram aguas vivas ñ sei se eram agente salvou algumas tchau
paloma sexo
balneario camboriu
08/08/2014
fiquei pensando como elas vivem sem coração e pumão e cerebro mais gostei
vitória sexo
balneario camboriu
08/08/2014
eu achei muito massa isso tudo como elas são interessantes né eu tinha entrado em outra pagina mais foi uma oop: mais essa foi muito mais legal
klara sexo
natal
23/06/2014
incrivél as coisas são inacreditaveis hoje em dia
Rosa Helena sexo
Rio de Janeiro
29/01/2014
Estive em uma praia chamada "Barra de Guaratiba" no RJ e nunca tinha visto tanta água viva.As crianças se queixavam que estava com a pele do corpo queimando.E um pescador me disse que existe uma,água viva que tem o nome de "Caravela"devido ela parecer com uma,ela fica com uma parte fora da água,parecendo uma "Caravela"e diz também que a queimadura dessa água viva é pior que as outras.Quando atingem na pele das pessoas,tem que ir direto ao hospital.Nêsse verão,tomem cuidados aol levar seus filhos a praia.Pois as águas vivas,estão soltas no mar.
Júnia Nunes Dias sexo
Betim
22/01/2014
Estive em Cabo frio, semana passada e achei uma quantidade enorme de água-viva naquela região: Peró, Dunas, arraial do Cabo etc...Fiquei um tanto assustada, pensando até que seria por poluição. Tem haver?
LORENA sexo
Aimorés
07/11/2013
Como as águas-vivas vivem sem coração,cerebro e pulmões?
Isso é encrivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kaique sexo
Vassouras RJ
28/08/2013
Ola boa tarde!
sou estudante de ciências biológicas e gostaria de saber como faço para conservar agua viva em um aquário para pesquisas ao longo do curso. Se alguém souber uma técnica para tal me mande um email desde já agradeço!
Josiel sexo
MOSSORO
06/04/2013
amo as aguas vivas estudo esses seres curiosos desde sedo
Luiz Antonio sexo
Recife-PE
11/07/2012
Agua Viva ou Caravela ? Aqui em Recife nós a chamamos de CARAVELA. O que chamamos de água viva é um tipo parecido com uma geleia e esta é inofensiva. Como todo veneno é bom que quem for queimado, procure não fazer muitos movimentos para evitar que o seu veneno se espalhe e possa piorar o problema. Bom mesmo é colocar um pouco de gelo e a própria urina e ficar tranquilo que logo passa.



>> Curiosidades       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados